Memória, formação e docência: histórias de professoras da educação física da educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

Memória, formação e docência: histórias de professoras da educação física da educação infantil

Show full item record

Title: Memória, formação e docência: histórias de professoras da educação física da educação infantil
Author: Gonçalves, Daienne
Abstract: A presente dissertação, organizada a partir de dois artigos (conforme o formato alternativo do PPGEF/UFSC), objetivou investigar a memória no âmbito da formação e da (re)construção da identidade docente em articulação com a reflexão biográfica e autobiográfica. Para tanto, foram realizados dois trajetos teórico-metodológicos, que se entrelaçam, e que consideram a memória como uma possibilidade de compreensão social a partir de especificidades de indivíduos singulares, sempre associadas à representações coletivas. O primeiro deles se direcionou para o outro que narra e os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Física que se encontram em momentos distintos e distantes temporalmente de atuação profissional na Educação Infantil. O segundo trajeto ocupou-se da narrativa do si mesmo a partir de um conjunto diversificado e fragmentado de fontes autobiográficas, que remexe as memórias do passado e do presente atribuindo-lhes uma nova forma, com o propósito de refletir sobre a formação (inclusive no âmbito da pós-graduação) e sobre a (re)construção da identidade docente. O trabalho de memória da formação e na formação nos conduziu a elaboração de novos contornos a velhos temas relativos tanto à trajetória da Educação Física como área de conhecimento e intervenção quanto à construção subjetiva e identitária, e que expõem alguns de seus despojos .Abstract: The present dissertation, organized from two articles (according to the alternative format of the PPGEF/UFSC) aims to investigate the issue of memory in the field of training and the (re)construction of teacher identity in articulation with the biographical and autobiographical reflection. Were therefore performed two theoretic-methodological routes, that are interwoven, and considering the memory as a possibility of social understanding from specifics of unique individuals, always associated with collective representations. The first one redirect to the other which tells and data were produced by means of semi-structured interviews, made with two Professors of Physical Education who are in different times and temporarily distant of acting professional in Early Childhood Education. The second route dealt with the narrative itself from a diversified and fragmented autobiographical sources set, it powers the memories of the past and the present by attributing them a new form for the purpose of reflect on training (even in the field of the post-graduate) and about the (re)construction of the teaching identity. The working memory training and in training we led the development from new contours to old issues relating both to the history of physical education as area knowledge and intervention, as well as to the subjective and identity construction and that exposed some of their "spoils"
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183623
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PGEF0477-D.pdf 695.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar