O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência no quinto ano

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência no quinto ano

Show full item record

Title: O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência no quinto ano
Author: Ludwig, Aline Beatriz
Abstract: Esta pesquisa surge da minha preocupação, enquanto professora, com o ensino da Geografia escolar, tendo como foco a aprendizagem dos conhecimentos cartográficos nos anos iniciais do ensino fundamental. Interessa, particularmente, em saber qual o entendimento dos estudantes finalistas dos anos iniciais do ensino fundamental em relação aos conhecimentos cartográficos, uma vez que, no ano seguinte passam a ter contato direto e mais aprofundado da Geografia e consequentemente dos temas relacionados à Cartografia. Diante desta questão, a formação do professor que trabalha com os estudantes nesse processo é um ponto relevante. Neste sentido, o estudo contempla questões relacionadas a formação inicial de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, assim como problematiza sua formação continuada e seu papel na introdução da ciência Geográfica. Seguindo nesta linha, o objetivo geral da pesquisa foi verificar o entendimento de noções cartográficas, de estudantes de 5º ano, por meio da linguagem cartográfica presente em suas representações. Para alcançar este objetivo, foi solicitado aos estudantes que elaborassem mapas mentais do caminho de casa até a escola em duas turmas de quintos anos de duas escolas estaduais de Florianópolis/SC, perfazendo um total de 43 representações. Estas foram analisadas de acordo com uma metodologia específica, elaborada por Salete kozel (2001). Constatamos, por meio das representações, que os estudantes necessitam de atividades que desenvolvam os conhecimentos cartográficos. Embora esta pesquisa não tenha tido a pretensão de ser prescritiva em como trabalhar a Cartografia escolar, ela pode contribuir e ampliar as discussões acerca da temática para fomentar a busca de um ensino de Geografia mais significativo, por meio dos conhecimentos cartográficos.Abstract: This research arises from my concern, as a teacher, with the teaching of school geography, focusing on the learning of cartographic knowledge in the initial years of elementary school. It is particularly interesting to know the understanding of the final students of the initial years of elementary school in relation to the cartographic knowledge, since in the following year they have a direct and more in-depth contact with Geography and, consequently, the themes related to Cartography. Faced with this question, a teacher training that works with the students in this process and a relevant point. In this sense, the study includes those related to the initial training of teachers who work in the initial years of elementary school, as well as to problematize their continuing education and their role in the introduction of Geographic science. Following this line, the general objective of the research was to verify the content of cartographic notions, of students of 5th grade, through the cartographic language present in their representations. To achieve this goal, students were asked to prepare mental maps of the way home to a school in two fifth-grade classes from two state schools in Florianópolis / SC, making a total of 43 representations. These were analyzed according to a specific methodology, elaborated by Salete kozel (2001). We show, through representations, that students need activities that are developed in cartographic knowledge. However, research is very important for the creation of research, marketing and consulting programs.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183622
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PGCN0653-D.pdf 1.339Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar