Title: | A capital da inovação: arranjos institucionais do empreendedorismo inovador no polo tecnológico de Florianópolis |
Author: | Santos, Leandro dos |
Abstract: |
A inovação tecnológica é atualmente considerada um dos fenômenos centrais para a dinâmica das modernas economias de mercado, fazendo com que a temática seja elevada entre as prioridades na agenda pública do desenvolvimento econômico. Nesse contexto, chama atenção a evolução de um polo tecnológico em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, tradicionalmente reconhecido como centro de atividades ligadas à administração pública e turismo de praias. A partir do quadro teórico da sociologia econômica, que nos informa que os mercados são resultados de uma construção social, buscamos investigar as condições que tornam possível a afirmação de um segmento caracterizado pela oferta e produção tecnológica, e a partir desse contexto, o espaço de promoção do empreendedorismo inovador. A análise do quadro institucional da inovação foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental (legislação, reportagens, relatórios, biografias, artigos, manifestos, apresentação de programas e organizações), observação em campo (realizada nos eventos promovidos pelo setor), entrevistas e análise de dados estatísticos provenientes de fontes oficiais. No plano local, a constituição de um espaço atrelado à questão da inovação teve início com a criação da Universidade Federal de Santa Catarina tão bem como de uma Escola de Engenharia Industrial conectando-se ao projeto desenvolvimentista nacional, parte do Plano de Metas do governo JK. A presença de empresas estatais e a reorganização de setores demandantes de tecnologia estimulou o surgimento de novos atores econômicos, um ambiente igualmente beneficiado pela reserva de mercado. Também se destacou, nesse contexto, a figura de Stemmer, vindo da UFRGS, constituindo a liderança na abertura desse espaço em Florianópolis. No processo de construção desse mercado, as representações do empreendedorismo inovador tecem uma identidade particular, que toma forma no encontro entre empresas e universidade. Como materializações de ações políticas e culturais, o conjunto de investimentos continuamente aplicados na cidade e que se manifestam, dentre outros meios, na forma de incentivos fiscais, premiações, parques tecnológicos, incubadoras e programas de apoio à formação de empresas, foram estabelecendo as condições de produção e reprodução do empreendedorismo inovador, hoje estabelecido como vocação econômica local. Abstract: Technological innovation is currently considered one of the central phenomena for the dynamics of modern market economies, which makes the theme one of the priorities in the public agenda of economic development. In the Brazilian national scenario, draws attention the evolution of a technological pole in Florianópolis, capital of Santa Catarina, traditionally recognized as a center of activities related to the public administration and tourism of beaches. From the theoretical framework of economic sociology, which informs us that markets are the result of a social construction, we seek to investigate the conditions that make possible the affirmation of a segment characterized by supply and production of technologies, and from this context, the space of promotion of innovative entrepreneurship. In order to analyze the institutional framework of innovation, we carried out bibliographical research, documentary, field observation, interviews and data analysis statistics from official sources. At the local level, the creation of a space linked to the issue of innovation began with the creation of the Federal University of Santa Catarina, as well as a School of Industrial Engineering that were connected to the national developmental plan. The presence of state-owned companies and the reorganization of demand-seeking technology sectors stimulated the emergence of new economic actors, an environment also benefited by the market reserve. In this context the figure of Stemmer was crucial, who took the lead in opening the space for technology in Florianópolis. In the process of building this market, the representations of innovative entrepreneurship construct a particular identity, which takes shape in the encounter between enterprise and university. As materializations of political and cultural actions, the set of investments continuously applied in the city and which are manifested, among other means, in the form of tax incentives, awards, technology parks, incubators and programs to support business formation, has created the conditions of production and reproduction of innovative entrepreneurship, today established as a local economic vocation. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183599 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PSOP0596-T.pdf | 1.432Mb |
View/ |