A Aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970

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A Aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970

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dc.contributor.advisor Ambrosio, Ubiratan D'
dc.contributor.author Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
dc.date.accessioned 2018-02-18T21:45:43Z
dc.date.available 2018-02-18T21:45:43Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. 226f. Tese (Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183575
dc.description Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. / Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho. – São Paulo, 2017. 226 f.: il.; 30 cm Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio Co-orientadora: Profa. Dra. Aparecida Rodrigues Silva Duarte 1. Aritmética. 2. Circulação. 3. Ensino primário de Brasília. I. Título. II. Universidade Anhanguera de São Paulo. CDD 370.9 pt_BR
dc.description.abstract A tese teve por objetivo analisar, na perspectiva da História Cultural, como se constituiu o ensino de aritmética nas escolas primárias de Brasília no período de 1957 a 1970. Para tanto, analisamos os Currículos e os Manuais didáticos que circularam no Distrito Federal-DF naquele período e as apropriações da professora Olinda Lôbo que orientou a organização dos primeiros currículos de aritmética da escola primária no início do sistema de ensino público da nova capital. Nesse período estava em andamento o Programa de Assistência Brasileiro-Americana para o Ensino Elementar (PABAEE). Dessa forma buscamos indícios de apropriações desse Programa. A escolha desse período deveu-se ao fato de em 1957, a primeira escola pública primária da nova capital ter sido inaugurada, e no início do decênio de 1970 encontramos modelos de testes diagnósticos aplicados nas escolas primárias de Brasília, o que caracterizou a presença da pedagogia científica, pressuposto central da Escola Nova. Além disso, em 1970, foi elaborado um novo currículo que apresentou rupturas por trazer ideias da matemática moderna. O aporte teórico-metodológico é construído na perspectiva da História Cultural, mais especificamente, com base nos conceitos de apropriação de Chartier (2002), circulação (Gruzinski, 2001), Táticas e estratégias de De Certeau (2012) e Cultura escolar de Julia (2001). Conclui-se que: as orientações do ensino de aritmética contidas nos currículos analisados, assim como na fala da professora Olinda, apresentam similaridades, o que nos leva a afirmar que a referida professora apropriou-se de recomendações propugnadas nos manuais analisados e da sua experiência como cursista do PABAEE. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Circulação pt_BR
dc.subject Ensino primário de Brasília pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.title A Aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970 pt_BR
dc.type Thesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Duarte, Aparecida Rodrigues Silva


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TESE ROSÁLIA POLICARPO FAGUNDES 07022018.pdf 4.416Mb PDF View/Open Tese A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970

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