Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais

DSpace Repository

A- A A+

Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais

Show full item record

Title: Revisão de literatura sobre os trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIDID) Física presentes em eventos nacionais
Author: Cordeiro, Daiana Greicy
Abstract: RESUMO A formação de professores apresenta muitos desafios relacionados ao entendimento dos conceitos específicos das diferentes áreas, ao conhecimento do processo de ensino e aprendizagem, entre outros. Além disso, existem os desafios inerentes à sala de aula que, muitas vezes, para sua solução exigem habilidades que não são desenvolvidas no ambiente universitário. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscando então, melhorar esta realidade, iniciou a criação de novos programas. Aqui falaremos sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e sua representatividade nas publicações dos seguintes eventos nacionais: O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e o Encontro Nacional de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF), buscando mostrar o que foi e está sendo trabalhado pelos subprojetos dos cursos de licenciatura em Física no que tange a melhoria e diversificação das atividades que envolvem o processo de ensino. Foram analisados um total de 113 trabalhos publicados entres os anos de 2009 à 2017, os quais foram categorizados e subcategorizados de acordo com seu perfil e suas características particulares e incomuns. Foi observado que maioria dos trabalhos se concentra no SNEF, isso pode ser devido as características do evento (voltado para professores de ensino médio), também percebeu-se que a maioria dos trabalhos está na categoria relato de experiências (44%) e a abordagem mais utilizada foi a experimentação (42%). Palavras-chave: PIBID Física. Ensino de Física. Revisão BibliográficaABSTRACT The training of teachers presents many challenges related to the understanding of the specific concepts of the different areas, to the knowledge of the teaching and learning process, among others. In addition, there are challenges inherent in the classroom that often for yours solution requires skills that are not developed in the university environment. The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), seeking to improve this reality, started to create new programs. Here we will talk about the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) and its representativeness in the publications of the following national events: The National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC), the National Symposium of Physics Teaching (SNEF) and National Meeting of Physical Education Research (EPEF), seeking to show what has been and is being worked by the subprojects of graduation degrees in Physics in what concerns the improvement and diversification of the activities that involve the teaching process. A total of 113 papers published between the years 2009 and 2017 were analyzed, which were categorized and subcategorized according to their profile and their particular and unusual characteristics. It was observed that most articles focus on SNEF, this may be due to the characteristics of the event (aimed at high school teachers), it was also noticed that most of the papers are in the category of experiences reports (44%) and the most used approach was the experimentation (42%). Keywords: PIBID Physics; Physics Teaching; Literature review.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183465
Date: 2018-02-15


Files in this item

Files Size Format View
TCC DAIANA G. C ... FINAL 2018 FÍSICA UFSC.pdf 1.763Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar