A relação pessoa x ambiente em pontos de venda de restaurantes da região da Costa da Lagoa da Conceição, Florianópolis-SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A relação pessoa x ambiente em pontos de venda de restaurantes da região da Costa da Lagoa da Conceição, Florianópolis-SC

Mostrar registro completo

Título: A relação pessoa x ambiente em pontos de venda de restaurantes da região da Costa da Lagoa da Conceição, Florianópolis-SC
Autor: Olinto, Fernanda Martins
Resumo: A Costa da Lagoa, bairro localizado na cidade de Florianópolis-SC, é conhecida por seu aparato turístico, composto de particularidades quanto ao acesso hidroviário, a paisagem natural e os restaurantes típicos como principais componentes de visitação. Esta pesquisa aprofundou a relação entre pessoa x ambiente na Costa da Lagoa, considerando os pontos de venda destes estabelecimentos e a região como importantes ambientes de oferta turística local. Para o entendimento dessa relação, o aporte teórico considerou diferentes abordagens que complementam o assunto com distintas perspectivas, são elas as visões da percepção, da orientação espacial, da psicologia ambiental, do design e da ergonomia. O referencial teórico buscou também na arquitetura comercial os conceitos de marketing e ponto de venda, atribuindo relevância a prestação de serviços ao cliente, contribuindo com a informação e comunicação como conteúdos fundamentais para estratégias de marketing e de incentivo a frequentação do ponto de venda. Objetivando gerar contribuições aos restaurantes da Costa da Lagoa da Conceição, em busca da melhoria da qualidade do serviço prestado e incentivo ao turismo local. A pesquisa seguiu um caráter qualitativo, descritivo e exploratório, devido à sua interpretação subjetiva e sua caracterização como um estudo de caso e recebeu a aplicação de quatro métodos. Primeiro, foram realizadas visitas exploratórias com o intuito de familiarização com a pesquisa de campo e identificação das características locais. Em um segundo momento, observações sistemáticas auxiliam no levantamento dos pontos de venda de restaurantes existentes e na descrição e comparação entre os estabelecimentos. Posteriormente, utilizou-se a observação incorporada como experimento para a compreensão do comportamento dos usuários. E, por fim, as entrevistas, que visam conhecer a opinião dos usuários, relacionados aos motivos, qualidades e constrangimentos da frequentação da Costa da Lagoa. A aplicação destes métodos guiou o desenvolvimento das contribuições da pesquisa, que a partir da sistematização dos dados obtidos, resultou em um material de interferência na região. Para a elaboração do material, contou-se com a ajuda de ferramentas denominadas análise de referenciais e mood board. Ambas contribuem na criação e geração de novas ideias para desenvolvimento de projetos. Os resultados obtidos demonstraram a eficiência da seleção multimétodos, em que o uso de procedimentos provenientes das diferentes áreas estudadas tornou-se fundamental para a compilação de dados satisfatórios que geraram as contribuições da pesquisa.Abstract : Costa da Lagoa is a neighborhood located in the city of Florianópolis-SC that is known for its tourist apparatus, composed of particularities regarding waterway access, natural landscape and typical restaurants as main components of visitation. This research deepened the relationship between people and the environment in the Costa da Lagoa, considering points of sale of these establishments and the region as two important environments of the local tourist offer. To understand this relationship, the theoretical contribution considered different approaches that complement the subject with distincts perspectives, they are the visions of perception, spatial orientation, environmental psychology, design and ergonomics. The theoretical framework also sought in the studies of commercial architecture the concepts of marketing and point of sale, attributing relevance to the provision of services to the customer, contributing with information and communication as key content for marketing strategies and incentive to attend the point of sale and aiming to generate contributions to the restaurants in the Costa da Lagoa da Conceição, in search of improving the quality of service provided and encouraging local tourism. The research followed a qualitative, descriptive and exploratory character, due to its subjective interpretation and its characterization as a case study and has received the application of four methods. First, exploratory visits were carried out in order of familiarization with the field of research and identification of local characteristics. In a second moment, systematic observations assist in the survey of the points of sale of existing restaurants and in the description and comparison between establishments. Subsequently, the built-in observation was used as an experiment to understand users' behavior. And, finally, the interviews, which seek to know the opinion of the users, related to the reasons, qualities and constraints of the visits to Costa da Lagoa. The application of these methods guided the development of research contributions, which, based on the systematization of the obtained data, resulted in an interfering material in the region. For the elaboration of the material, it counted on the help of tools denominated analysis of references and mood board. Both contribute to creation and generation of new ideas for project development. The results obtained demonstrated the efficiency of multi-method selection, in which the use of procedures from the different areas studied became essential for the compilation of the necessary data regarding the research contributions.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183436
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
350368.pdf 47.21Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar