Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952)

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Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952)

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dc.contributor.advisor Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
dc.contributor.author Fernandes, Elisabete Pereira
dc.date.accessioned 2018-01-26T14:46:31Z
dc.date.available 2018-01-26T14:46:31Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation FERNANDES, Elisabete Pereira. Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a História da Educação Matemática no Ensino Primário Alagoano (1924 - 1952). 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182861
dc.description Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. O original encontra-se depositado na Biblioteca Central da UFAL. Fernandes, Elisabete Pereira. Os problemas aritmétricos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobrea história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 – 1952) / Elisabete Pereira Fernandes. – 2017. 99f. : il. Orientadora: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos. Tese(mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017 . Bibliografia: f. 72-78. Apêndices: f. 84-95. Inclui anexos. 1. Educação–Matemática–Alagoas. 2. História – Educação - Matemática. 3. Problemas aritméticos. I. Título. CDU: 372:511.1(813.5) Também disponível no repositório da UFAL: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2070 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve o objetivo de investigar quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, estavam orientados para o ensino de problemas aritméticos nos documentos oficiais e Revista de Ensino de Alagoas, tendo como referencial teórico e metodológico os estudos de Costa (1931), Stanic e Kilpatrick (1989), Chervel (1990), Polya (1995), Mortatti (2009), Verçosa (2001) De Certeau (2014), Wagner Valente (2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa historiográfica que toma como base os princípios da história cultural. No estudo foram analisadas fontes que nos aproximassem da cultura escolar alagoana de 1924 – 1952, sendo elas: Programas de Ensino (1924, 1930,1937 e 1952) e artigos das Revistas de Ensino (1927, 1929, 1930 e 1952). As análises indicam que, apesar das iniciativas pela pedagogia intuitiva, o método sintético norteou a abordagem da matemática no ensino primário alagoano até a década de 1952, a partir desse período um movimento pedagógico diferenciado começa a se apresentar nos documentos oficiais e Revistas pedagógicas com maior valorização dos problemas e indícios de experiências alagoanas com base no método analítico. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Alagoas pt_BR
dc.subject História educação matemática pt_BR
dc.subject Problemas aritméticos pt_BR
dc.title Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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Os problemas ar ... alagoano (1924 - 1952).pdf 1.731Mb PDF View/Open Dissertação UFAL

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