Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952)
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dc.contributor.advisor |
Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos |
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dc.contributor.author |
Fernandes, Elisabete Pereira |
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dc.date.accessioned |
2018-01-26T14:46:31Z |
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dc.date.available |
2018-01-26T14:46:31Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
FERNANDES, Elisabete Pereira. Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a História da Educação Matemática no Ensino Primário Alagoano (1924 - 1952). 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182861 |
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dc.description |
Dissertação defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. O original encontra-se depositado na Biblioteca Central da UFAL. Fernandes, Elisabete Pereira. Os problemas aritmétricos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobrea história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 – 1952) / Elisabete Pereira Fernandes. – 2017. 99f. : il. Orientadora: Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos. Tese(mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017 . Bibliografia: f. 72-78. Apêndices: f. 84-95. Inclui anexos. 1. Educação–Matemática–Alagoas. 2. História – Educação - Matemática. 3. Problemas aritméticos. I. Título. CDU: 372:511.1(813.5) Também disponível no repositório da UFAL: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2070 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, estavam orientados para o ensino de problemas aritméticos nos documentos oficiais e Revista de Ensino de Alagoas, tendo como referencial teórico e metodológico os estudos de Costa (1931), Stanic e Kilpatrick (1989), Chervel (1990), Polya (1995), Mortatti (2009), Verçosa (2001) De Certeau (2014), Wagner Valente (2015), entre outros. Trata-se de uma pesquisa historiográfica que toma como base os princípios da história cultural. No estudo foram analisadas fontes que nos aproximassem da cultura escolar alagoana de 1924 – 1952, sendo elas: Programas de Ensino (1924, 1930,1937 e 1952) e artigos das Revistas de Ensino (1927, 1929, 1930 e 1952). As análises indicam que, apesar das iniciativas pela pedagogia intuitiva, o método sintético norteou a abordagem da matemática no ensino primário alagoano até a década de 1952, a partir desse período um movimento pedagógico diferenciado começa a se apresentar nos documentos oficiais e Revistas pedagógicas com maior valorização dos problemas e indícios de experiências alagoanas com base no método analítico. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Alagoas |
pt_BR |
dc.subject |
História educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas aritméticos |
pt_BR |
dc.title |
Os problemas aritméticos e os métodos pedagógicos: pontos para um diálogo sobre a história da educação matemática no ensino primário alagoano (1924 - 1952) |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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