Simulação numérica de um motor de ignição por compressão yt22e em baixa rotação usando avl-boost
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cancino, Leonel Rincon |
|
dc.contributor.author |
Wisnieski, Lucas |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-15T14:02:27Z |
|
dc.date.available |
2017-12-15T14:02:27Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182292 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Veículos movidos a motores de combustão interna são responsáveis pela maior parte da locomoção do mundo moderno, sua principal fonte de energia baseia-se na queima de combustíveis fósseis. Devido a queima desses combustíveis (na sua maioria hidrocarbonetos), as principais espécies químicas de poluentes são emitidas, sendo elas o monóxido de carbono, compostos orgânicos como hidrocarbonetos não queimados, particulados, óxidos sulfurosos e óxidos nitrogenados. Devido a crescente e necessária preocupação ambiental as normas a respeito das emissões são periodicamente revistas. Existem diversas técnicas para reduzir estes poluentes, podendo ser aplicadas durante o processo de combustão ou após o processo de combustão. Porém é necessário fazer testes e experimentos que demandam muito tempo e dinheiro, O atual trabalho realiza uma simulação numérica de um motor diesel, utilizando o software AVL BOOST ®, comparando com os dados experimentais desse mesmo motor de combustão por compressão. O objetivo é analisar este motor diesel obtendo a diferença entre a simulação e os dados experimentais do motor, verificando a viabilidade da simulação. Após a simulação foi possível obter resultados como parâmetros de performance, consumo específico de combustível e taxa de liberação de calor. Apesar da dificuldade para implementar alguns parâmetros na hora da simulação, a utilização de ferramentas computacionais prediz o comportamento de um motor diesel de maneira satisfatória, facilitando a implementação de novas tecnologias. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Motores de combustão interna, AVL BOOST, Diesel, Simulação |
pt_BR |
dc.title |
Simulação numérica de um motor de ignição por compressão yt22e em baixa rotação usando avl-boost |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar