Title: | Reprodução Humana: O que dizem os livros didáticos de Ciências e Biologia |
Author: | Zimmer, Jaqueline |
Abstract: |
A reprodução humana por sua importância biológica e social está inserida nos currículos escolares de toda a Educação Básica Brasileira. Do mesmo modo, os temas transversais sexo, sexualidade, os métodos contraceptivos, gravidez, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis. Estudar a reprodução humana e seus temas transversais despertam o interesse e a curiosidade dos adolescentes, que buscam na escola um amparo para elucidar suas dúvidas. O livro didático de ciências e biologia é, na grande maioria dos casos, o principal referencial teórico a que muitos estudantes têm acesso, razão pela qual se faz necessário conhecer como esta importante ferramenta aborda as questões que permeiam a reprodução humana e seus temas transversais. Neste trabalho foram analisados seis livros didáticos de Ciências e Biologia, três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio, utilizados pelas escolas públicas estaduais da Grande Florianópolis. Para a avaliação dos capítulos que abordam a reprodução humana e seus temas transversais, foram definidas quatro categorias de critérios, (i) aspectos teórico-metodológicos, (ii) recursos visuais, (iii) temas transversais, (iv) atividades e exercícios propostos. Nossa análise mostra que os livros do Ensino Fundamental II apresentam maior preocupação com a aprendizagem, de tal maneira que permite ao estudante a formação de um senso critico. Já nos livros de Ensino Médio, verificamos conteúdos mais extensos, muitas vezes além das necessidades para a faixa etária a qual se destinam. A reprodução humana é uma temática que historicamente está impregnada de tabus e preconceitos, talvez por este motivo a reprodução seja apresentada de maneira tão clássica e buscando trabalhar principalmente seus aspectos anatômicos e fisiológicos. Humam reproduction due to biological and social importance is inserted in the school curriculum of all Brazilian Basic Education. In the same way, the transversal themes as sex, sexuality, contraceptive methods, pregnancy, teenage pregnancy and sexually transmitted infections. Human reproduction and its transversal themes arouse the interest and curiosity of the teenagers, and the school is an environment where can elucidate their doubts. Moreover, the Science and Biology textbooks, in the most cases, are the main theoretical references for students. For this reason, is necessary to know how this important tool approaches the issues about the human reproduction and its transversal themes. In this work were analyzed six Science and Biology textbooks, three of Elementary School II and three of the High School, used by state public schools of Florianópolis. For the evaluation of the chapters four categories of criteria were defined, (i) theoretical-methodological aspects, (ii) visual resources, (iii) transversal themes, (iv) activities and exercises. Our analysis showed that the textbooks of Elementary School II present a greater concern with learning, that allows the student to form a critical sense. In the High School books, we check more extensive contents, often beyond the needs for the age group for which they are intended. Human reproduction is a theme that is historically impregnated with taboos and prejudgement, perhaps for this reason the reproduction is presented in such a classic way and seeking to work mainly its anatomical and physiological aspects. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182254 |
Date: | 2017-12-14 |
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TCC Jaqueline Zimmer - VERSÃO FINAL CORRIGIDA.pdf | 2.496Mb |
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