Abstract:
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As discussões em torno do desenvolvimento sustentável estão intimamente ligadas à inserção do design em grupos produtivos de pequeno porte. Em virtude de seu campo de atuação estar voltado para o suprimento das demandas sociais e de mercado, o design vem sendo entendido como elemento estratégico para inovação e ampliação das atividades comerciais, na constante melhoria de produtos e serviços, na constituição e preservação da identidade da organização ou grupo, em sua gestão, no suprimento de necessidades e desejos de clientes e usuários, assim como na busca pela diferenciação para melhoria da competitividade. Neste contexto, a presente pesquisa buscou investigar de que forma o design interfere nos aspectos da dimensão econômica da sustentabilidade em Grupos Produtivos de Pequeno Porte focados no artesanato. Esta pesquisa se classifica como Pesquisa Social, de natureza Qualitativa e, com relação aos seus objetivos, em Pesquisa descritiva, bibliográfica e participante. Delimitase ao estudo de caso do grupo de artesanato da Casa dos Girassóis, localizado na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Para viabilizar a coleta de dados em campo, utilizou-se de observação e entrevista, juntamente com a análise documental. A fundamentação teórica tratou de conceitos de autores das áreas de sustentabilidade, com foco no design, gestão de design e artesanato, passando por assuntos que mostraram-se complementares como Economia Solidária e Terceiro Setor. No decorrer da pesquisa, viu-se que para melhor caracterizar o grupo estudado era pertinente buscar base também nos estudos de gênero. Dessa forma, a partir dos autores consultados, chegou-se a uma definição para a dimensão econômica da sustentabilidade, foco desta pesquisa, que mostrou-se satisfatória no momento. A dimensão econômica da sustentabilidade pode ser entendida como aquela que busca alcançar a equidade econômica de pessoas, comunidades, organizações, empreendimentos, projetos, governos, localidades e do próprio planeta, tendo como base a economia em seus aspectos macro e micro e, principalmente, respeitando e se relacionando com as demais dimensões e suas inter-relações. E, por sua vez, a gestão de design com base na sustentabilidade depende do engajamento de seus designers gestores para alcançar seus objetivos, inserindo-se nas organizações e promovendo a cultura do design e da sustentabilidade. Para tanto, os designers precisam estar em constante atualização de seus conhecimentos, métodos e ferramentas. Espera-se que esta pesquisa contribua para ampliar as discussões quanto à dimensão econômica da sustentabilidade e das interferências do design nesta dimensão, focando-se a abordagem nas atividades de Grupos Produtivos de Pequeno Porte, contribuindo com o grupo produtivo na valorização de sua imagem e de seus produtos. |