Abstract:
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Ainda que o estudo sobre divulgação científica esteja se ampliando na área de Educação em Ciências, aponta-se a falta de pesquisas que enfoquem discutir o papel que graduandos e egressos do ensino superior atribuem às suas participações em projetos de divulgação científica para suas formações pessoais, acadêmicas e profissionais. Assim, após perceber o projeto Sporum (PET-Bio-UFSC), com seu objetivo de trabalhar com divulgação científica e criação de audiovisuais, como um possível e interessante espaço formativo para seus atuais e ex-integrantes (graduandos e egressos dos cursos de Ciências Biológicas da UFSC), surgiu este trabalho com o objetivo de identificar e analisar o papel do projeto para suas formações, através da utilização de questionários. Dentre as contribuições do projeto descritas pelos dezesseis respondentes, esses aludiram a uma melhora nas suas comunicações, fazendo-os repensar a forma de transformar e transmitir um conhecimento científico para o público leigo, aprimorando suas comunicações orais e escritas. Também aludiram a uma ampliação das suas fronteiras do conhecimento dentro da biologia ou em outras áreas, contudo, foi mencionado que o projeto poderia comunicar-se de maneira mais efetiva com outros projetos e áreas acadêmicas. Foi descrito o desenvolvimento: de um olhar mais crítico sobre materiais de divulgação, o pensar na realidade dos sujeitos com que os respondentes dialogavam e a forma de lidar com os colegas do projeto, através do trabalho em equipe, por exemplo, e que seria bem-vindo um maior comprometimento nas atividades já estabelecidas. Os respondentes mostraram diferentes percepções sobre o que é divulgação científica: se apenas uma transmissão de conhecimentos científicos, se ainda uma transmissão de conhecimentos mas já detentora de uma linguagem mais bem construída, ou se abrangeria a veiculação de aspectos relativos à natureza da ciência. Nesse sentido, os respondentes mencionaram que o projeto poderia melhorar se houvessem maiores discussões sobre as formas de popularização científica realizadas na UFSC, ou mesmo, se fosse gerada uma maior articulação da produção de audiovisuais com o ensino básico. Foi considerado a divulgação científica como possível prática pedagógica e detentora de um objetivo educacional, sendo estabelecida uma ponte entre o papel do divulgador e do professor. Sobre a importância da divulgação científica, os respondentes a atrelaram: ao fornecimento de um acesso a informações, ou se além de fornecer esse acesso também suscitaria curiosidades, ou graças à sua contribuição para autonomia e criticidade do ser humano. |