Title: | Análise do incremento de capacidade no lado ar gerado pelas novas instalações do Aeroporto Internacional de Florianópolis |
Author: | Silva, Rafael Lima da |
Abstract: |
A capacidade de um aeroporto tem ligação direta com o nível de serviço do mesmo. No caso do lado ar de um aeródromo, se a demanda é maior que a quantidade máxima de voos por hora que um sistema de pistas suporta, atrasos são esperados, o que causa deterioração no nível de serviço. O aeroporto de Florianópolis é conhecido pelos seus usuários por não ter uma capacidade que atenda a demanda, principalmente em seu terminal de passageiros, visto que las são presenciadas diariamente, e essa situação somente se agrava com o passar dos anos. Com o objetivo de realizar a análise do acréscimo de capacidade do lado ar do Aeroporto Internacional de Florianópolis com as novas instalações, neste trabalho são realizados cálculos que veri cam a situação atual, com somente uma pista de pouso e decolagem para voos comercias, e futura do aeródromo, com uma nova pista de taxiamento. Para isso, programas de computador são utilizados, com foco maior no REDIM, software que calcula o tempo de ocupação de pista por aeronaves, conceito importante quando do cálculo de capacidade horária de movimentos em um sistemas de pistas. Como resultado, a capacidade de operações por hora no Aeroporto Internacional de Florianópolis praticamente dobrou em comparação entre a capacidade calculada da situação atual e da futura. An airport's level of service has a strong correlation with its capacity. In the case of an aerodrome's airside, if the demand is greater than the maximum quantity of ights that a runway system supports, delays are expected, which causes deterioration in the level of service. The airport located in Florianópolis, Brazil is known by its users for having a capacity that does not meet demand, primarily in the passenger terminal. Lines are noticed daily, and as time goes by the situation only gets worse. Calculations that verify this current scenario of breached capacity; with just one runway, and the future situation, with a new taxiway are done in this work. The main objective of this analysis is to show the increase in airside capacity of Florianópolis's international airport with the new facilities. For this to happen, freeware are used with a main focus on REDIM software that calculates the runway occupancy times of aircrafts; an important concept of the calculation of maximum hourly capacity of movements in a runway system. As a result, the Florianópolis International Airport's runway capacity per hour nearly doubled in comparison between the calculated capacity for the current situation and the future situation. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182026 |
Date: | 2017-12-06 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC - Rafael Lima da Silva.pdf | 5.463Mb |
View/ |
TCC |