Title: | Desenvolvimento de método computacional para definição de rotas baseadas no uso do sistema de transporte coletivo |
Author: | Pereira, Victor Hamann Pereira |
Abstract: |
O planejamento de rotas é um passo importante do uso do sistema de transporte coletivo, e uma apresentação adequada das informações de itinerários de ônibus e o uso de trip planners automatizados podem facilitar o uso do sistema pelos usuários. O presente trabalho busca o desenvolvimento e a implementação computacional de um método que, a partir de coordenadas geográficas de partida e chegada, e data e horário de partida, define rotas baseadas no sistema de transporte coletivo. Para isso foram coletados dados da região central de Florianópolis, consistindo da malha viária, pontos e itinerários das linhas de ônibus. Os dados coletados foram então processados de forma a possibilitar a análise de rotas. O método é implementado através do uso de sistemas de informações geográficas e banco de dados espacial, com o auxílio de programação de scripts. As rotas são definidas com base na rota de menor distância entre os pontos de partida e chegada. Como resultado são retornados rotas de ônibus ordenadas pela estimativa de tempo de percurso, acompanhadas de instruções detalhadas de como segui-las. Apesar de serem produzidos resultados em parte positivos, as limitações presentes no método o distanciam de uma aplicação funcional. Trip planning is an important step in the usage of the public transportation system, and an adequate presentation of itinerary information, as well as the usage of automated trip planners can help users in the use of the system. This paper seeks to develop and implement a computational method which, based on coordinates of origin and destination points, along with the departure date and time, defines transit routes. For this purpose, data from the central region of Florianópolis were collected, consisting of street network, bus stops and bus transit itineraries. The data were then processed in order to enable route analysis. The method is implemented through the use of geographic information systems and spatial database, with the aid of scripting. The routes are defined based on the shortest path between origin and destination. The results are bus routes sorted by estimated time taken, accompanied by detailed instructions on how to follow them. Despite partially positive results, the limitations of the method distance it from having practical use. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182018 |
Date: | 2017-11-23 |
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TCC.pdf | 2.506Mb |
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