Planejamento de transportes usando softwares livres: uma aplicação do modelo quatro etapas em Florianópolis

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Planejamento de transportes usando softwares livres: uma aplicação do modelo quatro etapas em Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Alexandre Hering
dc.contributor.author Schveitzer, Vanessa
dc.date.accessioned 2017-12-11T17:08:42Z
dc.date.available 2017-12-11T17:08:42Z
dc.date.issued 2017-11-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181995
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract O planejamento de transportes é uma área de conhecimento que tem como principal objetivo servir de instrumento para o plano de desenvolvimento de uma região, promovendo a integração dos meios de transporte, melhorias na infraestrutura e, consequentemente, melhoria na qualidade dos deslocamentos de pessoas e de cargas. A métrica para esta qualidade é a relação entre a oferta e a demanda por viagens, e a melhoria se dá quando a oferta é ajustada conforme o que será demandado no horizonte de planejamento. Os técnicos e especialistas desta área de conhecimento usam com frequência o modelo quatro etapas, ou modelo sequencial, para estimar a demanda por transportes e compará-la com a capacidade da infraestrutura. Neste trabalho é abordada uma aplicação do modelo quatro etapas de transportes para o município de Florianópolis utilizando apenas softwares livres e dados disponíveis publicamente. Na aplicação do modelo, é dado destaque ao uso do plugin AequilibraE do Quantum GIS na etapa de alocação do fluxo. No final é apresentada uma análise do resultado obtido. pt_BR
dc.description.abstract Transport planning is a knowledge area whose main objective is to provide itself as an instrument for a region development plan, promoting the integration of means of transport, providing infrastructure improvements, and therefore, improve the quality of people and cargo flows. The metric for this quality feature is good is the balance between supply and demand for travel, and the improvement happens when the supply is suitable to the demand along the planning horizon. Practitioners and theorists in this field of knowledge often use the Four-Step model, also called sequential model, in order to estimate transport demand which should be compared to the infrastructure capacity. In this work, the subject is an application of the Transport Four-Step Model for the Florianópolis town by only using free softwares and publicly available data. In the application of the model emphasis is given to the use of the AEquilibraE plugin from QuantumGis to the flow allocation step. At the end an analysis of the obtained result is presented. pt_BR
dc.format.extent 96 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Planejamento de transportes pt_BR
dc.subject Modelo quatro etapas pt_BR
dc.subject Softwares livres pt_BR
dc.subject Transport planning pt_BR
dc.subject Four-step models pt_BR
dc.subject Free softwares pt_BR
dc.title Planejamento de transportes usando softwares livres: uma aplicação do modelo quatro etapas em Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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