Análise da influência de coletores de admissão com geometria variável nos parâmetros de desempenho em motores de combustão interna de ignição por faísca e HCCI usando AVL-BOOST
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cancino, Leonel Rincon |
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dc.contributor.author |
Alves, Joao Vitor |
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dc.date.accessioned |
2017-12-08T19:18:39Z |
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dc.date.available |
2017-12-08T19:18:39Z |
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dc.date.issued |
2017-12-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181925 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em busca de carros mais eficientes pesquisadores tem buscado formas de aumentar a potência de motores de baixa cilindrada, sobrealimentação é uma das medidas mais comuns. Frequentemente o comprimento dos coletores de admissão são projetados para atender a um certo intervalo de rotação do motor, que depende do propósito do veículo, desta forma coletores de geometria fixa otimizam somente uma faixa de velocidade do motor, normalmente próxima ao pico da curva de torque, onde os efeitos de massa pulsante de ar aumentam a eficiência volumétrica, no entanto esta medida sacrifica outras faixas de rotação. Buscando uma forma de otimizar a admissão de ar no motor, o método de coletores de geometria variável emerge como uma alternativa aos turbocompressores para o aumento da eficiência volumétrica, modificando seu comprimento para atender as necessidades do motor. O presente trabalho apresenta uma análise numérica acerca do comportamento de coletor de geometria variável em dois motores diferentes, um monocilíndrico de ignição por faisca e outro motor HCCI de seis cilindros, a fim de verificar o seu impacto nos parâmetros de desempenho destes dois motores. |
pt_BR |
dc.format.extent |
84 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville |
pt_BR |
dc.subject |
Motor de combustão interna |
pt_BR |
dc.subject |
Coletor de admissão variável |
pt_BR |
dc.subject |
Performance do motor |
pt_BR |
dc.subject |
Otimização |
pt_BR |
dc.subject |
AVL |
pt_BR |
dc.subject |
HCCI |
pt_BR |
dc.title |
Análise da influência de coletores de admissão com geometria variável nos parâmetros de desempenho em motores de combustão interna de ignição por faísca e HCCI usando AVL-BOOST |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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