Análise iterativa de aceleração livre em rampa e desaceleração livre em estrada plana (coast-down) para avaliação de parâmetros dinâmicos longitudinais de veículos

DSpace Repository

A- A A+

Análise iterativa de aceleração livre em rampa e desaceleração livre em estrada plana (coast-down) para avaliação de parâmetros dinâmicos longitudinais de veículos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cancino, Leonel Rincon
dc.contributor.author Chierighini, Thiago
dc.date.accessioned 2017-12-08T19:06:17Z
dc.date.available 2017-12-08T19:06:17Z
dc.date.issued 2017-12-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181921
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract Com intuito de caracterizar dinamicamente um veículo elétrico de baixo peso quanto às inércias rotacionais, ao coeficiente de atrito de rolamento dos pneus e ao coeficiente de arrasto aerodinâmico, que são parâmetros importantes tanto para conhecer a dinâmica do veículo quanto para auxiliar no dimensionamento correto do seu Powertrain, foi desenvolvido um grupo de ensaios baseados nas curvas de velocidade em função do tempo em duas condições: desaceleração livre no plano (coast-down) e aceleração livre em rampa. Como se objetiva conhecer também as inércias rotacionais e não apenas obter a curva de forças resistivas e estimá-las a uma porcentagem da massa real do veículo, como proposto na norma ABNT NBR 10312:2014, foi feita uma análise iterativa da sobreposição dos dados dos dois ensaios. As metodologias podem ser validadas pela realização dos testes com veículos de passeio, cujos parâmetros são conhecidos pelos fabricantes ou bem estimados pela literatura, além de simulações que auxiliam na confiabilidade do resultado. Buscou-se manter as mesmas características entre os testes a fim de anular variações entre ensaios realizados para confrontar os resultados. Para a análise com o veículo de passeio, foram obtidos resultados com erro máximo de 7,84% em relação aos valores de referência. pt_BR
dc.format.extent xx f.61 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Coast-down. Coeficiente de resistência ao rolamento. Coeficiente de arrasto aerodinâmico. Inércias rotacionais. Veículos Elétricos. pt_BR
dc.title Análise iterativa de aceleração livre em rampa e desaceleração livre em estrada plana (coast-down) para avaliação de parâmetros dinâmicos longitudinais de veículos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Thiago Chierighini FINAL.pdf 1.342Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão de curso do aluno Thiago Chierighini

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar