Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano

DSpace Repository

A- A A+

Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fiorentin, Thiago Antonio
dc.contributor.author Olegario, Níkolas
dc.date.accessioned 2017-12-08T18:16:28Z
dc.date.available 2017-12-08T18:16:28Z
dc.date.issued 2017-11-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract O crescente número de carros nas rodovias aliado ao crescimento demográfico e a falta de melhorias na mobilidade fizeram com que as ruas urbanas se saturassem. Os triciclos, veículos de 3 rodas, sendo uma dianteira e duas traseiras, tem sido utilizado como uma solução para o uso comercial do tipo entregas nas cidades por suas pequenas dimensões, agilidade e baixo custo. Características de sua construção peculiar associado a pouca literatura e estudos acadêmicos sobre esse tipo de veículo resultaram na fabricação de modelos pelo método de tentativa e erro, ou modelos estáticos visando apenas o dimensionamento para suportar cargas. Essa falta de estudos dinâmicos e mais aprofundados culminaram na ocorrência de vários acidentes relacionados com a falta de estabilidade lateral ou a reprovação da homologação dos veículos pelos órgãos competentes. Esse trabalho pretende estudar as características e comportamento em pista de um protótipo de 3 rodas afim de avaliar e mensurar quais requisitos de projeto influenciam a dinâmica lateral para por fim validar o veículo como seguro para trafegar nas estradas brasileiras. O estudo apontou a localização do CG e a suspensão como os dois fatores principais que influenciam o comportamento lateral do triciclo. Ainda, o teste de pista indicou que o protótipo avaliado possui marginalmente boa estabilidade lateral e resistência ao capotamento para velocidades baixas e médias, sendo considerado seguro para o uso urbano. pt_BR
dc.format.extent 82 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.subject Triciclo pt_BR
dc.subject Veículo de 3 rodas pt_BR
dc.subject Estabilidade Lateral pt_BR
dc.subject Dinâmica lateral pt_BR
dc.title Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Nikolas Olegari ... ateral triciclos final.pdf 1.698Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar