Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fiorentin, Thiago Antonio |
|
dc.contributor.author |
Olegario, Níkolas |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-08T18:16:28Z |
|
dc.date.available |
2017-12-08T18:16:28Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181916 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O crescente número de carros nas rodovias aliado ao crescimento demográfico e a falta de melhorias na mobilidade fizeram com que as ruas urbanas se saturassem. Os triciclos, veículos de 3 rodas, sendo uma dianteira e duas traseiras, tem sido utilizado como uma solução para o uso comercial do tipo entregas nas cidades por suas pequenas dimensões, agilidade e baixo custo. Características de sua construção peculiar associado a pouca literatura e estudos acadêmicos sobre esse tipo de veículo resultaram na fabricação de modelos pelo método de tentativa e erro, ou modelos estáticos visando apenas o dimensionamento para suportar cargas. Essa falta de estudos dinâmicos e mais aprofundados culminaram na ocorrência de vários acidentes relacionados com a falta de estabilidade lateral ou a reprovação da homologação dos veículos pelos órgãos competentes. Esse trabalho pretende estudar as características e comportamento em pista de um protótipo de 3 rodas afim de avaliar e mensurar quais requisitos de projeto influenciam a dinâmica lateral para por fim validar o veículo como seguro para trafegar nas estradas brasileiras. O estudo apontou a localização do CG e a suspensão como os dois fatores principais que influenciam o comportamento lateral do triciclo. Ainda, o teste de pista indicou que o protótipo avaliado possui marginalmente boa estabilidade lateral e resistência ao capotamento para velocidades baixas e médias, sendo considerado seguro para o uso urbano. |
pt_BR |
dc.format.extent |
82 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Triciclo |
pt_BR |
dc.subject |
Veículo de 3 rodas |
pt_BR |
dc.subject |
Estabilidade Lateral |
pt_BR |
dc.subject |
Dinâmica lateral |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da dinâmica lateral de veículo protótipo de 3 rodas urbano |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar