Proposta de Arquitetura para Laboratórios Móveis Baseada no Paradigma de Dispositivos Inteligentes

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de Arquitetura para Laboratórios Móveis Baseada no Paradigma de Dispositivos Inteligentes

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Juarez Bento
dc.contributor.author Carlos, Lucas Mellos
dc.date.accessioned 2017-12-07T22:31:05Z
dc.date.available 2017-12-07T22:31:05Z
dc.date.issued 2017-12-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181876
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. CTS. Bacharelado Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract O advento das TIC fez acender uma série de discussões no mundo das tecnologias educacionais, novas tecnologias surgiram para corroborar no processo de ensino-aprendizagem, dentre estas surge os laboratórios online. Dos laboratórios online, emerge-se o uso de laboratórios híbridos, uma junção entre um laboratório remoto e um laboratório físico. Tendo o destaque por ser um tipo de laboratório que possui um grande potencial de vanguarda, sendo este objeto de diferentes estudos na área da tecnologia. Desta forma, o processo de análise do ensino passa pela avaliação do resultado das práticas que ultrapassem as barreiras geográficas do ambiente escolar em que vivem aluno e professor. No entanto, tal tecnologia encontra-se ainda pouco discutida na literatura, porém o advento de IoT traz uma forte tendência que aponta cada vez mais para a utilização de dispositivos inteligentes e ambientes colaborativos com interfaces de usuário personalizadas em educação. pt_BR
dc.format.extent 82 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.subject laboratórios híbridos pt_BR
dc.subject dispositivos inteligentes pt_BR
dc.title Proposta de Arquitetura para Laboratórios Móveis Baseada no Paradigma de Dispositivos Inteligentes pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
final.pdf 6.352Mb PDF View/Open TCC_LucasMellos_TIC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar