Abstract:
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Nos dias atuais, a inovação surge de maneira essencial; como processo contínuo e sistemático de uma organização. Ao que se observa, iniciativas para fomentar a geração de ideias com potencial de inovação são fundamentais para transpor as barreiras de recursos limitados da realidade brasileira, unindo pessoas com interesses em comum. Nesse sentido, tornou-se necessário reduzir a distância do encontro entre o idealizador e os recursos requeridos para a construção e aplicação de uma ideia inovadora. Dessa forma, esta pesquisa se propõe a investigar a viabilidade da criação de uma aplicação web para mediar a construção de ideias inovadoras, que possibilite a concretização de projetos por meio do fornecimento de recursos necessários. É uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, sua fase qualitativa se refere ao aprofundamento da investigação de referencial teórico sobre o assunto em estudo em temáticas correlatas; com este embasamento, pode ser elaborado um questionário para investigar a predisposição dos sujeitos quanto à viabilidade da criação de uma aplicação web para mediar a construção de ideias inovadoras com vistas a, futuramente, viabilizar a concretização de projetos por meio do fornecimento de recursos necessários, disponibilizados pelas partes interessadas. Para tanto, utilizou-se a pesquisa survey com potenciais usuários e entrevista com especialista. Este questionário incluiu questões abertas, que permitem a livre expressão do respondente e consequentemente, são tratadas de forma qualitativa e ainda, questões fechadas, em que as alternativas estão postas para escolha dos respondentes, gerando tratamento quantitativo. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, possibilitou-se o aprimoramento da referida aplicação web, em foco. Compreendeu-se que, é importante a inclusão de tags e termos de indexação para facilitar as relações entre usuários. Na entrevista com o especialista surgiram pontos para aprimorar a aplicação, como evitar a “Partida Fria”, ter estratégias de marketing para adesão e divulgação da rede, bem como para obter lucratividade, incentivo financeiro, construir um plano de negócios sólido, e ter parcerias com laboratórios de pesquisa. O questionário online contou com 138 participantes. Houve maior representação, do sexo masculino (56,5%). Foi mais frequente pessoas na faixa etária dos 18 aos 35 anos e solteiros. A maioria significativa se interessou em utilizar (94,9%), mas apontou barreiras, contudo, muitas delas, podem ser minimizadas pelo uso de uma aplicação web, tal qual a analisada neste trabalho. Neste modelo de rede, o usuário poderá encontrar pessoas dispostas a colaborar com suas ideias, de forma intelectual ou financeira; com troca mútua de conhecimento. Na questão 14, percebeu-se a iniciativa e o desejo de criar algo novo para a sociedade, bem como a necessidade de atingir independência financeira e empreender, a partir da geração e da gestão de boas ideias. Acredita-se que, este trabalho é como a “ponta de um iceberg”, que representa algo muito construtivo e inovador a se desenvolver, necessitando o envolvimento da academia, das organizações, públicas ou privadas, bem como do governo. |