Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul

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Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul

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Title: Determinação do número, localização e dimensionamento de praças de pedágio: um estudo de caso na BR-101/SC trecho sul
Author: Loewen, Eduardo
Abstract: Em um cenário onde a demanda por utilização do modal rodoviário é cada vez maior e seu impacto na infraestrutura de transporte, consequentemente, mais agravante, buscou-se a concessão de segmentos rodoviários para a iniciativa privada, visto a ineficiência do Governo em efetuar obras de melhoria e manutenção das principais rodovias do País. A remuneração destas empresas concessionárias, de modo a justificar os investimentos efetuados, de maneira quase que absoluta, se dá por meio da taxação dos usuários das rodovias por intermédio das praças de pedágio. Neste contexto, faz-se necessário estudos para determinar o correto número de praças, sua localização de instalação e o número de cabines para cobrança instaladas nestas estruturas, para que o sistema de arrecadação seja eficiente, sem ocasionar grande aumento nos valores de tarifa de pedágio, impactos nas comunidades lindeiras à rodovia, e ocasionar transtornos para os usuários quanto ao tamanho de filas e tempo de espera nas praças de pedágio. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de cálculos de iniquidade e eficiência, propostas de localização e o dimensionamento do número de cabines de cobrança para praças de pedágio na BR-101/SC trecho Sul. Os resultados obtidos refletem que, de acordo com a análise da iniquidade, devem ser instaladas três praças de pedágio para este segmento rodoviário. Além disso, os cálculos de dimensionamento sugerem a instalação de quatro cabines de cobrança eletrônica para cada praça examinada.In a scenario where the demand for road usage is increasing and its impact on the transport infrastructure is, consequently, aggravating, the concession of road segments for the private initiative was sought, since the Government inefficiency to improve and maintain the main highways in the country. The remuneration of these concessionary companies, in order to justify the investments, almost in an absolute way, occurs through the taxation of the users of the highways, through the toll plazas. In this context, studies are needed to determine the correct number of toll plazas, their location and the number of tollbooths installed in these structures, for the efficiency of the collection, without causing a big increase in toll rate values, impacts on the bordering communities, and causing inconvenience to users about queue size and waiting time in toll plazas. This work has the objective of applying calculations of iniquity and efficiency, location proposals and the dimensioning of the number of tollbooths for toll plazas in the BR-101 / SC Southern section. The results obtained reflect that, according to the analysis of iniquity, three toll plazas must be installed for this road segment. In addition, the sizing calculations suggest the installation of four electronic charging booths for each toll plazas examined.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181732
Date: 2017-11-27


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