Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Isler, Cassiano Augusto |
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dc.contributor.author |
Bilinski, Patricia Aparecida |
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dc.date.accessioned |
2017-12-06T10:49:02Z |
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dc.date.available |
2017-12-06T10:49:02Z |
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dc.date.issued |
2017-12-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181731 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Na medida que o contêiner perpetuou-se como um impulsionador do comércio global de mercadorias, os portos de contêineres tiveram que acompanhar este crescimento, resultando no surgimento dos terminais retroportuários para oferecer flexibilidade operacional e integrar a cadeia logística do contêiner. A importância desses terminais retroportuários incorre no aumento da concorrência, o que torna cada vez mais necessário que estes terminais identifiquem a melhor forma de gerir suas operações, de modo a criar vantagens competitivas e aumentar o seu retorno financeiro. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de determinar o número ótimo de operações por tipo de equipamento e carga que maximiza a margem de contribuição em um terminal retroportuário. Para isso, um modelo matemático de programação linear inteira foi proposto para atender às restrições operacionais e comerciais de uma empresa existente. Após a implementação do modelo matemático, foram estabelecidos cenários baseados nas operações e objetivos do terminal. A máxima margem de contribuição, de aproximadamente R$9,6 milhões, foi obtida pela proposta de contratação de 8 funcionários em um dos setores e a entrada de um novo cliente na carteira da empresa, além de outras premissas operacionais e comerciais definidas. O segundo melhor resultado, de aproximadamente R$ 9,3 milhões, foi obtido a partir de um cenário hipotético de criação de um terceiro turno em outro setor do terminal. Além desses resultados financeiros, foi possível realizar análises a respeito do nível de utilização dos recursos do terminal e estabelecer conclusões sobre possíveis gargalos em cada setor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Terminal Retroportuário |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de Apoio à Decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Programação Linear Inteira |
pt_BR |
dc.title |
Maximização da margem de contribuição de um terminal retroportuário |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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