Placement cinematográfico: Uma análise do uso do placement na franquia de filmes Transformers

DSpace Repository

A- A A+

Placement cinematográfico: Uma análise do uso do placement na franquia de filmes Transformers

Show full item record

Title: Placement cinematográfico: Uma análise do uso do placement na franquia de filmes Transformers
Author: Zluhan, Carolina Luise; Godinho, Luiz Felipe
Abstract: Placement é a inserção de marcas e/ou produtos em mídias de massa, e é muito utilizada nos dias de hoje através de inserções de marcas e produtos em telenovelas, séries, filmes, músicas, entre outros. O presente trabalho é uma pesquisa aplicada cujo objetivo é analisar o placement utilizado na franquia de filmes Transformers a partir da observação passiva dos filmes e examinando suas características audiovisuais, como proeminência e congruência do placement das marcas, além da duração de tempo que a marca era exposta em cada um dos 5 filmes da franquia. Foi apurado que o setor automobilístico é o mais presente nas categorias de marcas, e que os filmes apresentam, em sua maioria, placements visuais de produtos com as marcas, sendo congruentes e proeminentes, tendo uma média de 18,87 minutos de aparição de placement em cada filme. Conclui-se que a maioria das inserções realizadas na franquia são de automóveis, onde o destaque é por conta da Chevrolet. Limitações e sugestões para futuras pesquisas encerram o presente trabalho.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181724
Date: 2017-12-06


Files in this item

Files Size Format View
TC - Placement Cinematográfico.pdf 864.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar