dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
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dc.contributor.advisor |
Meyer, Bernardo |
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dc.contributor.author |
Sarmento Só, Paula Lunelli |
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dc.date.accessioned |
2017-12-05T19:26:34Z |
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dc.date.available |
2017-12-05T19:26:34Z |
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dc.date.issued |
2017-11-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181672 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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dc.description.abstract |
O crescimento acelerado da urbanização tem trazido à tona um assunto que se encontra em discussão na atualidade, a mobilidade urbana. O tema é ainda mais discutido em cidades que estão em desenvolvimento, e que possuíam o seu planejamento urbano embasado no protagonismo do automóvel particular. Acompanhando as tendências de outras cidades, a Região Metropolitana da Grande Florianópolis enfrenta problemas na sua mobilidade urbana, impactando negativamente no funcionamento das cidades. Diante dessa situação o objetivo deste trabalho é analisar como o governo do Estado de Santa Catarina está respondendo a esses desafios. O referencial teórico do trabalho está alicerçado em diversos autores, entre os quais destacam-se Cillier (1998), Gakenheimer (1999), Cymbalista (2001), Florida (2004), Santos, Salm e Menegasso (2006), Costin (2010), Cascetta e Plagiari (2012), Moretto Neto (2012), Barber (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a utilização do método de estudo de caso. Foram usados dados primários e secundários. Os dados primários foram obtidos essencialmente a partir de nove (9) entrevistas semiestruturadas com gestores públicos e pesquisadores do tema. Já os dados secundários foram obtidos a partir de documentos oficiais e reportagens vinculadas na imprensa. Os resultados do estudo evidenciaram que o governo do Estado de Santa Catarina está agindo para mitigar a situação atual, a partir da integração do sistema de transporte público da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, mas ainda não existem resultados concretos. As soluções previstas apesar de serem tecnicamente adequadas, enfrentam problemas de ordem política que acabam por retardar o andamento do projeto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
The accelerated growth of urbanization has brought to the forefront a subject that is currently under discussion, urban mobility. The theme is even more discussed in cities that are under development, and that had their urban planning based on the protagonism of the private car. Accompanying the trends of other cities, the Metropolitan Region of Greater Florianópolis faces problems in its urban mobility, negatively impacting the functioning of cities. Faced with this situation the objective of this work is to analyze how the government of the State of Santa Catarina is responding to these challenges. The theoretical reference of the work is based on several authors, among them Cillier (1998), Gakenheimer (1999), Cymbalista (2001), Florida (2004), Santos, Salm and Menegasso (2006), Costin (2010), Cascetta and Plagiari (2012), Moretto Neto (2012), Barber (2014). This is a qualitative research, using the case study method. Primary and secondary data were used. The primary data were obtained mainly from nine (9) semi-structured interviews with public managers and researchers of the theme. Secondary data were obtained from official documents and press reports. The results of the study showed that the government of the State of Santa Catarina is acting to mitigate the current situation, from the integration of the public transport system of the Metropolitan Region of Greater Florianópolis, but there are still no concrete results. The solutions envisaged, although technically adequate, face political problems that end up slowing down the progress of the project. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject |
Administração Pública |
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dc.subject |
Gestão de cidades |
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dc.subject |
Mobilidade urbana |
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dc.title |
Enfrentando os desafios da mobilidade urbana: um estudo de caso na Região Metropolitana da Grande Florianópolis |
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dc.type |
TCCgrad |
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