Abstract:
|
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo propor um MVP (mínimo de um produto viável) para implantação de um e-commerce, para uma empresa do segmento de mercado de piscinas. Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, onde foram utilizadas técnicas primárias e secundárias para a coleta de dados por meio de documentos, entrevistas e observação. Nesse contexto, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica sobre acessórios para piscinas, diagnóstico organizacional, e-commerce, proposta de valor, modelo de negócio, Canvas MVP. Em seguida, realizou-se um diagnóstico na área de vendas na empresa PJ, elaborou-se uma análise SWOT da área de vendas, um detalhamento dos problemas identificados na organização, concretizando uma validação do MVP, com técnica de análise de dados de testes de hipóteses dos problemas que os clientes enfrentam. Com efeito, desenvolveu-se uma proposta de valor, que resultou em uma proposta de ação implementando um MVP/protótipo, que teve como limitação o pouco alcance dos clientes e a venda de um único produto. Na pesquisa, foi desenvolvido um modelo de negócio, uma matriz SWOT do protótipo, cronograma, orçamento de ações e resultados esperados a partir das propostas de ações. Em seguida, foi apresentada uma conclusão, identificando se os objetivos do trabalho foram alcançados e por fim foi apresentado um caso de ensino. |