Finanças Pessoais para Adolescente: treinamento e desenvolvimento na prática

DSpace Repository

A- A A+

Finanças Pessoais para Adolescente: treinamento e desenvolvimento na prática

Show full item record

Title: Finanças Pessoais para Adolescente: treinamento e desenvolvimento na prática
Author: Albuquerque, Beatriz Goulart de; Pauli, Mariana
Abstract: O presente trabalho apresenta a relevância da alfabetização financeira para indivíduos no início da vida adulta. Com este contexto, desenvolveu-se um Curso de Finanças Pessoais para Adolescentes, utilizando os fundamentos teóricos da Administração, permeando entre Treinamento e Desenvolvimento e Finanças Pessoais. O trabalho apresenta ainda a natureza de pesquisa aplicada e descritiva, por meio de procedimentos técnicos de pesquisa pré- experimental. Utilizando-se da teoria de T&D, desenvolveu-se um treinamento sobre finanças pessoais para o público adolescente, analisando previamente os cursos existentes e aplicando um pré-teste inicial com os 26 participantes de 14 a 18 anos. Ao final, aplicou-se mais três avaliações a fim de mensurar os efeitos do treinamento. Os resultados estão descritos de maneira qualitativa e quantitativa, mensurando o incremento do perfil financeiro dos treinandos, utilizando-se principalmente da estatística descritiva através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Conclui-se que a aplicação do curso foi positiva e demonstrou um crescimento principalmente ao que tange o conhecimento financeiro dos participantes. O estudo veio ao encontro com a problemática e serve de base para reflexões futuras.The research presents the relevance of financial literacy for individuals in early adulthood. With this context, a Personal Finance Course for Adolescents was developed, using the theoretical foundations of Administration, permeating between Training and Development and Personal Finance. The work also presents the nature of applied research and descriptive research, through technical procedures of pre-experimental research. Using the T&D theory, a personal finance training was developed for the adolescent public, previously analyzing the existing courses and applying an initial pre-test with the 26 participants between 14 and 18 years old. At the end, three further evaluations were applied to measure the effects of training. The results are described qualitatively and quantitatively, measuring the increase in the financial profile of the trainees, using mainly the descriptive statistics through the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). It was concluded that the application of the course was positive and showed a growth mainly in what concerns the financial knowledge of the participants. The study converged to the problem and will serve as a basis for future reflection.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181631
Date: 2017-11-28


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 1.203Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar