Avaliação da percepção estética do sorriso
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ritter, Daltro Enéas |
|
dc.contributor.author |
Silva, Joana Rottgers |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-22T13:17:26Z |
|
dc.date.available |
2017-11-22T13:17:26Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181296 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estética é, acima de tudo, a percepção que cada indivíduo tem da beleza, e é influenciada pela cultura e experiências pessoais, portanto é subjetiva e não absoluta. Dessa forma o trabalho teve como objetivo, verificar a percepção e satisfação dos indivíduos em relação a estética do seu sorriso e ainda compará-la com a percepção estética do estudante de odontologia a respeito do seu paciente. Identificando também os fatores presentes mais relevantes para que o indivíduo sinta-se satisfeito, ou não, com o seu sorriso. Foi elaborado um questionário baseado em padrões estéticos pré-estabelecidos com perguntas objetivas relacionadas a percepção e auto satisfação dos pacientes em relação a estética do seu sorriso e a partir de um questionário direcionado ao estudante de Odontologia que o atendia, foi realizada uma comparação entre as respostas dos pacientes, com a resposta dos estudantes, avaliando assim a concordância entre elas. Os resultados foram apresentados em forma de gráficos e tabelas e correlacionados entre si e com a literatura. Assim demonstraram que 58% da população entrevistada, não se encontra realmente satisfeita com a estética do seu sorriso e 82% da população afirmou que gostaria de mudar algo em seu sorriso, sendo que reabilitar os dentes ausentes foi a mudança mais desejada entre os pacientes e estudantes de odontologia. Observou-se concordância razoável entre os dois grupos, diante do aspecto “Cor” e para o item “Disposição Dental” houve concordância mínima entre os resultados. Concluindo-se assim que o paciente muitas vezes percebe a falta de harmonia no seu sorriso porém não consegue identificar alguns fatores que podem estar levando a esta situação. Assim, cabe aos profissionais da Odontologia, equilibrando aspectos individuais relacionados a estética de cada paciente, orientar e esclarecer o que pode ser melhorado para buscar um sorriso harmonioso e a satisfação pessoal. |
pt_BR |
dc.format.extent |
26 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação pessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Estética |
pt_BR |
dc.subject |
Sorriso |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da percepção estética do sorriso |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar