PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS
Show simple item record
dc.contributor.author |
LAUX, RAUL OTTO |
|
dc.contributor.author |
SARTORI, SIMONE |
|
dc.contributor.author |
LAUX, MARIA APARACIDA BERNART |
|
dc.contributor.author |
PERTSCHY, GÜNTHER LOTHER |
|
dc.contributor.author |
HEIL, GISSELE PRETTE |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T18:34:38Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T18:34:38Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181167 |
|
dc.description.abstract |
O artigo aborda questões entendidas como “dilemas éticos” no âmbito da Universidade pública brasileira, perseguindo o objetivo de analisar características e diretrizes que regem esta tipologia universitária. Para tanto, vale-se de uma investigação exploratória, qualitativa e documental de corte longitudinal, com base em bibliografia nacional e estrangeira. Os resultados apontam a prevalência incidente sobre o fenômeno em análise, do vetor tipificado como “condicionante socioeconômico”, associado à formação intelectual (familiar e formal) mediante uma sistemática falha, pouco qualificada, desmotivada e fragilizada em razão das políticas públicas que se destinam ao arcabouço constitutivo do indivíduo, em sentido lato. Infere-se deste cenário, como conclusão central, a percepção de carências e/ou de fragilidades no quesito fundamental da qualidade educativa, tanto no universo da educação familiar quanto naquela em âmbito formal, praticamente forçando o indivíduo a desenvolver capacitações intrínsecas a um sistema de autoeducação (self-made man), a fim de preencher as lacunas deixadas pelos ensinamentos formais (escolares). A este fator, por fim, soma-se o grave problema (crescente) da deterioração dos meios socioeconômicos, potencializando esse fenômeno de educação fragilizada, associado ao binômio de excesso de procura versus falta de vagas escolares, nomeadamente no universo universitário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
dilema ético |
pt_BR |
dc.subject |
universidade pública |
pt_BR |
dc.subject |
qualidade educativa |
pt_BR |
dc.subject |
meios socioeconômicos. |
pt_BR |
dc.title |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DILEMAS ÉTICOS |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar