PERFIL METODOLÓGICO DE PESQUISAS ELABORADAS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES FEITAS PELA REVISTA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Show full item record
Title:
|
PERFIL METODOLÓGICO DE PESQUISAS ELABORADAS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES FEITAS PELA REVISTA CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO |
Author:
|
JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES; CONTO, SABRINA FONSECA DE; SILVÉRIO, RENATA COSTA; GUIMARÃES, VÂNESSA DA ROSA; SILVA, WANESSA CAROLINE DA
|
Abstract:
|
O objetivo do presente estudo é verificar a metodologia aplicada em pesquisas realizadas no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras e publicadas pela Revista de Ciências da Administração (RCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 2011 a 2015. A citada Revista tem como objeto o desenvolvimento de temas na área de administração e áreas correlatadas. Neste contexto, este estudo analisa as metodologias empregadas nas pesquisas relatadas por tal periódico, utilizando, para tanto, a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, com abordagem qualitativa, além de elementos de estudo de caso. Os resultados obtidos indicam que, apesar do esforço dos autores na abordagem dos mais variados temas, a metodologia empregada por eles não apresenta diversidade significativa, havendo prevalência dos estudos com abordagem qualitativa e com objetivos exploratórios ou descritivos, o que se constitui em características típicas de pesquisas na área das ciências sociais aplicadas, em que se enquadra a Administração. Por fim, este artigo expõe a amplitude da metodologia científica, apesar de revelar a predileção para a adesão a métodos e técnicas típicas da abordagem qualitativa, confirmando a tendência apontada pela teoria para à área de estudo a que se referem os artigos analisados – a Social aplicada. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181164
|
Date:
|
2017-11-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar