ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO
Show full item record
Title:
|
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMPREENSÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXO |
Author:
|
PEREIRA, SABRINA AMARAL; SOUZA, NEUSIANE CHAVES DE; BORGES, DANIELE SIMÕES; COFFERRI, FERNANDA FÁTIMA; TAUCHEN, GIONARA
|
Abstract:
|
No presente artigo temos como objetivo compreender a organização do ensino docente universitário a partir dos conceitos de programa e estratégia do pensamento complexo. Nossa preocupação foi a de entender como os docentes planejam e conduzem as situações didáticas a serem efetuadas com os estudantes. Trata-se de uma pesquisa com 10 docentes universitários, com os quais realizamos uma entrevista. Para isso foram feitas duas perguntas aos docentes: “O que lhe serve de referência para o seu fazer? Como você organiza os processos de ensino?” e utilizamos o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para análise. A partir do DSC podemos refletir sobre a organização do ensino em dois momentos: no tempo que antecede uma situação didática; e outro a própria situação didática, como agem e se organizam no decorrer do processo. No primeiro momento a ordem encontra-se mais presente, portanto com características predominantes de programa, enquanto no segundo momento é marcado pela estratégia, no qual o docente precisa levar em consideração o contexto da sala de aula, o do estudante e do momento social-histórico. Além disso, precisa considerar a constante presença da incerteza, dos imprevistos oriundos das situações que irão se apresentar na aula, bem como dos questionamentos dos estudantes. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181157
|
Date:
|
2017-11-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar