O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS E A NA CRISE DO PROFISSIONALISMO
Show simple item record
dc.contributor.author |
BORGHETTI, RAQUEL |
|
dc.contributor.author |
SCHERER, LUCIANA |
|
dc.contributor.author |
BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL |
|
dc.contributor.author |
JAESCHKE, JULIANA |
|
dc.contributor.author |
AJALA, ROBERTO |
|
dc.contributor.author |
BOLZAN, EDSON |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T18:23:02Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T18:23:02Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181142 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo pretende lançar uma discução referente ao desafio de ser docente no ensino superior em pleno século XXI, contemplando questões das ciências sociais enquanto conhecimento a ser construído mediante a prática profissional num viés que contempla o avanço na perspectiva de superar a orientação dogmática do saber epistemológico para uma teoria criativa que contemple o homem no centro do conhecimento. Para a constução desse artigo, presupõe-se que o docente é um agente influenciador em vários aspectos do contexto universitário, e portanto, entender suas percepções é um ponto chave para entender pressupostos da gestão universitária. O objetivo do presente estudo, de natureza qualitativa, é investigar a percepção de docentes sobre os principais desafios dessa carreira na atualidade. Para tanto, empregou-se a técnica de entrevistas narrativas com 10 docentes. Os principais desafios que emergiram foram: o esforço para manter o aluno atento em sala de aula; os ensinamentos em sala de aula em relação à realidade concreta; o conflito entre a pluralidade de conhecimentos e o conhecimento especializado; a dicotomia entre a prática profissional e a titulação acadêmica e o próprio entendimento da essência da docência como profissional, além ainda, de ser possível denotar uma preocupação, dentre os professores que atuam em universidades privadas, com a sustentabilidade financeira dessas instituições na atual conjuntura econômica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigmas |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Profissional Docente |
pt_BR |
dc.title |
O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS E A NA CRISE DO PROFISSIONALISMO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar