O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS E A NA CRISE DO PROFISSIONALISMO

DSpace Repository

A- A A+

O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS E A NA CRISE DO PROFISSIONALISMO

Show simple item record

dc.contributor.author BORGHETTI, RAQUEL
dc.contributor.author SCHERER, LUCIANA
dc.contributor.author BOTELHO, LOUISE DE LIRA ROEDEL
dc.contributor.author JAESCHKE, JULIANA
dc.contributor.author AJALA, ROBERTO
dc.contributor.author BOLZAN, EDSON
dc.date.accessioned 2017-11-17T18:23:02Z
dc.date.available 2017-11-17T18:23:02Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-03-5
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181142
dc.description.abstract Este artigo pretende lançar uma discução referente ao desafio de ser docente no ensino superior em pleno século XXI, contemplando questões das ciências sociais enquanto conhecimento a ser construído mediante a prática profissional num viés que contempla o avanço na perspectiva de superar a orientação dogmática do saber epistemológico para uma teoria criativa que contemple o homem no centro do conhecimento. Para a constução desse artigo, presupõe-se que o docente é um agente influenciador em vários aspectos do contexto universitário, e portanto, entender suas percepções é um ponto chave para entender pressupostos da gestão universitária. O objetivo do presente estudo, de natureza qualitativa, é investigar a percepção de docentes sobre os principais desafios dessa carreira na atualidade. Para tanto, empregou-se a técnica de entrevistas narrativas com 10 docentes. Os principais desafios que emergiram foram: o esforço para manter o aluno atento em sala de aula; os ensinamentos em sala de aula em relação à realidade concreta; o conflito entre a pluralidade de conhecimentos e o conhecimento especializado; a dicotomia entre a prática profissional e a titulação acadêmica e o próprio entendimento da essência da docência como profissional, além ainda, de ser possível denotar uma preocupação, dentre os professores que atuam em universidades privadas, com a sustentabilidade financeira dessas instituições na atual conjuntura econômica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Paradigmas pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Prática Profissional Docente pt_BR
dc.title O DESAFIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS E A NA CRISE DO PROFISSIONALISMO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
102_00142.pdf 383.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar