CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ENERGÉTICA E O SEU TRAÇO TRANSDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

DSpace Repository

A- A A+

CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ENERGÉTICA E O SEU TRAÇO TRANSDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA

Show simple item record

dc.contributor.author SOBROSA NETO, RUY DE CASTRO
dc.contributor.author NUNES, NEI ANTONIO
dc.date.accessioned 2017-11-17T17:51:02Z
dc.date.available 2017-11-17T17:51:02Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-03-5
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181067
dc.description.abstract Enfatizando o traço transdisciplinar da educação energética, este estudo analisa as grades curriculares de instituições públicas e privadas de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Dando seguimento a estudos anteriores, num primeiro momento foi realizada a coleta de dados, através de pesquisa na internet, das grades curriculares dos seguintes cursos: administração, ciências biológicas, ciências econômicas, direito, engenharia sanitária e ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica e tecnólogo em gestão ambiental. Na sequência, por meio de pesquisa bibliográfica e análise conceitual a investigação procura evidenciar os traços de transdisciplinaridade contidos em propostas curriculares que privilegiam confluência entre distintos saberes, dando ênfase ao valor epistemológico e social da educação energética em diferentes cursos universitários. Gráficos, quadro e tabelas são apresentados ilustrando o espaço existente para se transitar pela diversidade dos conhecimentos, sem fronteiras epistemológicas rígidas, necessário ao planejamento energético. Observou-se que onde são ofertadas disciplinas de educação energética, há um percentual inferior a 2,5% da carga horária total dos cursos superiores, sendo este o espaço encontrado para a interação da transdisciplinaridade com a educação energética. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Transdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Educação energética pt_BR
dc.subject Planejamento energético pt_BR
dc.subject Currículos pt_BR
dc.subject Instituições de ensino superior pt_BR
dc.title CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ENERGÉTICA E O SEU TRAÇO TRANSDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00244.pdf 378.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar