COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA

DSpace Repository

A- A A+

COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA

Show full item record

Title: COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVA DE COORDENADORES DE CURSO EM UMA IES PRIVADA E UMA IES PÚBLICA
Author: BECKHAUSER, SHEILA PATRÍCIA RAMOS; MARTINS, DANIELE DE LOURDES CURTO DA COSTA; DOMINGUES, MARIA JOSÉ CARVALHO DE SOUZA
Abstract: O objetivo do estudo é identificar o comportamento estratégico em Instituições de Ensino Superior, na perspectiva de coordenadores de curso de uma IES privada e uma pública. Para tanto, adotou-se uma metodologia quantitativa quanto à abordagem de pesquisa, e quanto aos objetivos, descritiva. Os dados referentes ao método quantitativo foram coletados, a partir de um questionário estruturado adaptado por Moreira (2007), composto por 11 questões que buscaram reproduzir as dimensões do ciclo adaptativo que representam as escolhas estratégicas que compõe o modelo teórico de Miles e Snow (1978). Como resultados verificou-se que na IES privada destaca-se o comportamento estratégico prospector que indica busca por novas oportunidades de mercado e tendências emergentes no ambiente em que atuam, criando mudanças e gerando incerteza aos seus concorrentes. Na IES pública identificou-se um comportamento estratégico defensor caracterizado por voltar-se internamente a sua eficiência e operações. Desta forma conclui-se que o comportamento estratégico pode ser diferente, a depender da natureza da instituição.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181063
Date: 2017-11-24


Files in this item

Files Size Format View
101_00050.pdf 496.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar