AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA

DSpace Repository

A- A A+

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA

Show simple item record

dc.contributor.author CORRÊA, ANGELA CRISTINA
dc.contributor.author VINCENZI, SILVANA LIGIA
dc.contributor.author MOREIRA JUNIOR, FERNANDO DE JESUS
dc.contributor.author PIZZINATTO, LUIZ EDUARDO
dc.contributor.author NUNES, PAULA MARTINS
dc.contributor.author OLIVEIRA, CRISTINE CORRÊA
dc.date.accessioned 2017-11-17T17:39:10Z
dc.date.available 2017-11-17T17:39:10Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-03-5
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181050
dc.description.abstract Este artigo tem o objetivo de avaliar o comportamento de resistência à mudança dos servidores técnico-administrativos (TAEs), de uma universidade pública. O estudo se fundamenta no seguinte aporte teórico: o papel dos TAEs na gestão e avaliação das instituições federais de educação superior; gestão da mudança sob a ótica da resistência e atitudes. A abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo e quantitativo. O estudo integra pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionário estruturado, os quais foram analisados por meio da estatística descritiva. A análise e interpretação dos dados foi realizada por meio da triangulação dos dados objetivos (pesquisa de campo) com aporte teórico e pesquisa documental por meio de análises indutivas e dedutivas. Os resultados apontam que a resistência à mudança dos TAEs da IFES objeto deste estudo está relacionada com o medo, baixa autoestima e comodismo. Isto vem ao encontro a literatura que relata que ainda não há uma distinção entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa das IFES, apesar do avanço do plano de carreira e desenvolvimento dos TAEs estimular a capacitação e qualificação profissional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject avaliação pt_BR
dc.subject TAE pt_BR
dc.subject resistência pt_BR
dc.subject mudança pt_BR
dc.subject educação superior pt_BR
dc.title AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00174.pdf 702.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar