AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA
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dc.contributor.author |
CORRÊA, ANGELA CRISTINA |
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dc.contributor.author |
VINCENZI, SILVANA LIGIA |
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dc.contributor.author |
MOREIRA JUNIOR, FERNANDO DE JESUS |
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dc.contributor.author |
PIZZINATTO, LUIZ EDUARDO |
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dc.contributor.author |
NUNES, PAULA MARTINS |
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dc.contributor.author |
OLIVEIRA, CRISTINE CORRÊA |
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dc.date.accessioned |
2017-11-17T17:39:10Z |
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dc.date.available |
2017-11-17T17:39:10Z |
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dc.date.issued |
2017-11-24 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181050 |
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dc.description.abstract |
Este artigo tem o objetivo de avaliar o comportamento de resistência à mudança dos servidores técnico-administrativos (TAEs), de uma universidade pública. O estudo se fundamenta no seguinte aporte teórico: o papel dos TAEs na gestão e avaliação das instituições federais de educação superior; gestão da mudança sob a ótica da resistência e atitudes. A abordagem da pesquisa foi de cunho qualitativo e quantitativo. O estudo integra pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de campo foi elaborado um questionário estruturado, os quais foram analisados por meio da estatística descritiva. A análise e interpretação dos dados foi realizada por meio da triangulação dos dados objetivos (pesquisa de campo) com aporte teórico e pesquisa documental por meio de análises indutivas e dedutivas. Os resultados apontam que a resistência à mudança dos TAEs da IFES objeto deste estudo está relacionada com o medo, baixa autoestima e comodismo. Isto vem ao encontro a literatura que relata que ainda não há uma distinção entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa das IFES, apesar do avanço do plano de carreira e desenvolvimento dos TAEs estimular a capacitação e qualificação profissional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
TAE |
pt_BR |
dc.subject |
resistência |
pt_BR |
dc.subject |
mudança |
pt_BR |
dc.subject |
educação superior |
pt_BR |
dc.title |
AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UNIVERSIDADE PÚBLICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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