A EVASÃO APARENTE ENTRE ENGENHARIAS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

DSpace Repository

A- A A+

A EVASÃO APARENTE ENTRE ENGENHARIAS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS

Show simple item record

dc.contributor.author Miranda Júnior, Newton da Silva
dc.contributor.author Cabello, Andrea Felippe
dc.contributor.author Hoffmann, Valmir Emil
dc.date.accessioned 2017-11-17T17:15:24Z
dc.date.available 2017-11-17T17:15:24Z
dc.date.issued 2017-11-24
dc.identifier.isbn 978-85-68618-03-5
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180998
dc.description.abstract Embora muito se ressaltem as altas taxas de deserção acadêmica nos cursos de engenharia, as evasões aparentes pouco são evidenciadas, mesmo sendo parte do fenômeno. Dessa forma, o presente estudo aborda a evasão aparente entre habilitações da grande área de conhecimento das engenharias por meio da Análise de Redes Sociais - ARS. Como objetivo geral, descreveu-se essa rede por meio das métricas de densidade e grau de centralidade, analisando-se o fluxo migratório dos 259 casos de transferências internas de alunos entre as 15 habilitações de engenharia, no período de 2012 a 2016, na Universidade de Brasília. Entre os resultados, a rede densa e os rumos dos fluxos migratórios entre os cursos sugerem uma propensão de o aluno de engenharia apenas mudar de habilitação entre as possíveis na instituição, permanecendo na área. As engenharias mecânica, elétrica e produção despontaram como as mais buscadas. Por outro lado, engenharias criadas mais recentemente na instituição tenderam a perder alunos dentro da rede. As evidências do estudo permitiram concluir que o aluno, embora incerto quanto à habilitação, possuiu a área de conhecimento como certa. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Evasão Aparente pt_BR
dc.subject Análise de Redes Sociais pt_BR
dc.subject Engenharias pt_BR
dc.title A EVASÃO APARENTE ENTRE ENGENHARIAS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00144.pdf 669.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar