Jogo, educação física e educação integral: interfaces pedagógicas no Programa Mais Educação nas escolas do extremo oeste catarinense

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Jogo, educação física e educação integral: interfaces pedagógicas no Programa Mais Educação nas escolas do extremo oeste catarinense

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Edison Roberto de pt_BR
dc.contributor.author Wandscheer, Raquel pt_BR
dc.date.accessioned 2017-10-24T03:16:58Z
dc.date.available 2017-10-24T03:16:58Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348351 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180411
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No contexto tecnológico em que a sociedade está inserida o conhecimento vem ganhando cada vez mais espaço na formação humana, provocando no meio educacional preocupação em abordar questões relevantes para o desenvolvimento humano e cidadania do aluno. Nessa perspectiva, muitas ações vêm sendo direcionadas para a Educação Integral na intenção de compreender o educando em sua forma biopsicossocial. A Educação Física por sua vez, como parte integrante desta proposta, tem se inserido e desenvolvido um papel relevante ao utilizar estratégias pedagógicas diversificadas e, entre elas, o jogo, na busca de atingir seus objetivos educacionais, promovendo competências, saberes e valores, fundamentais a criança na sociedade. Compreendendo sua relevância e todos os cuidados éticos, o estudo buscou analisar as implicações pedagógicas do jogo na intervenção do professor de Educação Física na Educação Integral do Programa Mais Educação nas escolas do Extremo Oeste Catarinense. Nessa direção, optou-se por uma pesquisa exploratório-descritiva qualitativa bietápica, composta por 5 participantes. As etapas do estudo compreenderam observações e entrevistas. Os dados foram trabalhados nos programas computacionais Windows Movie Maker e software Nvivo versão 11.0, onde foi aplicada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Com relação a análise das observações das oficinas, podemos destacar que diferentes jogos foram trabalhados, sendo os mesmos agrupados em cinco categorias, conforme suas características cinéticas: Jogos de pegar; Jogos de transpor e saltar; Jogos rítmicos; Jogo de equilíbrio; Jogos com bola. Em cada um dos agrupamento foram destacados os principais valores desenvolvidos nas competências/saberes: cognitiva/conhecer; produtiva/fazer; social/conviver; pessoal/ser; motora/mover. Sobre as entrevistas, concluiu-se que os professores de Educação Física atuantes no Programa Mais Educação tem concepções diversas sobre a Educação Integral, não tendo conhecimento claro da proposta do programa, mas vindo a considerá-lo importante para o desenvolvimento do aluno. Não receberam nenhuma formação formal para a atuação, apenas orientações por meios informais (reuniões e conversas). Em suas atuações utilizam-se de diferentes estratégias para atingir seus objetivos como o treinamento, o jogo, a brincadeira e a metodologia crítica-emancipatória. Referente ao jogo, possuem concepções distintas considerando-os atividades com regras, adversários, interação e ludicidade, compreendendo-o como fundamental para o aluno ao propor desenvolvimento de diferentes aspectos, sendo possívelinfluenciar a vida de cada aluno. Apontam receber apoio institucional das mais diferentes formas e que os alunos participam de forma significativa nos jogos desenvolvidos. Relacionado ao desenvolvimento do jogo os docentes não apontam dificuldades, apenas com relação a aspectos estruturais, materiais e disparidade de idade e gênero nos grupos atendidos. A partir dos achados pode-se afirmar inicialmente que o jogo contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências, saberes e valores do aluno consolidando-se como estratégia fundamental e indispensável ao fazer pedagógico do professor de educação física no Programa de Educação Integral.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : In the technological context, which the society is inserted, the knowledge has been gaining more and more space in the human formation, provoking in the educational environment concern in addressing relevant issues to human development and student citizenship. In this perspective, many actions have been directed for Integral Education with the intention of understand the educating in its biopsychosocial form. The Physical Education, as integral part of the proposal, has been inserted and developed a relevant role for the use of diversified pedagogies strategies and among them, the game, in the pursuit of achieving its educational goals, promoting skills, knowledge, and values, fundamentals to the child in society. Understanding its relevance and all ethical care, the study analyzed how pedagogical implications of the game in the physical education intervention teacher in Integral Education of the More Education Program in schools in the Far West of Santa Catarina. In this direction, we opted for a qualitative exploratory-descriptive research two-stage, composed by 5 participants. The study stages comprised observations and interviews. The data were worked on the Windows Movie Maker and Nvivo version 11.0 software, where a Bardin (2011) content analysis technique was applied. Regarding the observations analysis of the workshops, we can highlight that different games were worked, being grouped into five categories, according to their kinetic characteristics: Pick up games; Transpose and jump games; Rhythmic games; Balance game; Ball games. In each grouping, the main values developed in the competences/knowledge were highlight: Cognitive / to know; Productive / do; Social / live; Personal / being; Motor / move. Regarding the interviews, it was concluded that the physical education teachers working in the More Education Program have several concepts about Integral Education, lacking clear knowledge of the program proposal. They did not receive any formal training for the activity, only informal guidelines (meetings and conversations). In their actions, they use different strategies to achieve their goals such as training, game, and critical-emancipatory methodology. Regarding the game, they have different conceptions considering their activities with rules, opponents, interaction, and playfulness, understanding it as fundamental for the student when proposing development of different aspects, being possible to influence the life of each student. They point to receiving institutional support of the most different forms and that the students participate in a significant way in the games developed. Related to the development of the game,the teachers do not show difficulties, only with regard to structural, material, and disparity of age and gender in the groups. Based on the findings, it can be stated initially that the game contributes significantly to the development of competences, knowledge, and values of the student consolidating as a fundamental strategy and indispensable to the pedagogical action of the physical education teacher in the Integral Education Program. en
dc.format.extent 161 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina, Oeste pt_BR
dc.subject.classification Jogos pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina, Oeste pt_BR
dc.subject.classification Educação integral pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina, Oeste pt_BR
dc.title Jogo, educação física e educação integral: interfaces pedagógicas no Programa Mais Educação nas escolas do extremo oeste catarinense pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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