UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO PARANAENSE: OBJETIVOS DO CURSO E CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

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UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO PARANAENSE: OBJETIVOS DO CURSO E CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

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Title: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL DO ESTADO PARANAENSE: OBJETIVOS DO CURSO E CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Author: Portes, Melissa Ferreira
Abstract: O objetivo desse artigo é refletir acerca dos objetivos dos cursos de Serviço Social expressos nos projetos político-pedagógicos das escolas paranaenses assim como analisar as concepções de formação profissional apresentadas pelos supervisores acadêmicos, supervisores de campo e estagiários entrevistados. Identificou-se que os objetivos definidos aproximam-se daqueles propostos pelas diretrizes curriculares e expressam os conhecimentos necessários que precisam ser apreendidos para o exercício profissional. Nas entrevistas realizadas com os sujeitos da pesquisa, quando indagados sobre a concepção de formação profissional, foi possível, identificar três eixos: formação como contribuição; formação como processo; formação como capacitação. Uma das tendências identificadas em relação à formação profissional é a de que a mesma possibilita o desenvolvimento de capacidades – competências e habilidades. Embora seja uma tendência histórica na profissão não lhe confere um estatuto de criticidade e um aporte teórico capaz de colocar a realidade social em questão. Esta delegação não está dada, mas precisa ser construída pelos sujeitos profissionais tanto na formação inicial como na continuada e permanente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180081
Date: 2017-10-13


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