A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.date.accessioned 2017-10-10T01:49:31Z
dc.date.available 2017-10-10T01:49:31Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179942
dc.description Pinheiro, Nara Vilma Lima. Título: A ARITMÉTICA SOB MEDIDA: a matemática em tempos da pedagogia científica / Nara Vilma Lima Pinheiro. – São Paulo, 2017. 223f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2017. Orientador: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: TAILOR – MADE ARITHMETIC: mathematics in times of scientific pedagogy. 1. Pedagogia Científica. 2. Escola Primária. 3.Testes Pedagógicos. 4. Rendimento Escolar. I.Valente, Wagner Rodrigues. II. Título. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo aborda as mudanças da aritmética escolar em tempos da pedagogia científica. Tempos em que a pedagogia, em nome da ciência, tratou de maneira inédita os programas de ensino, os saberes a ensinar, os livros escolares e introduziu formas consideradas objetivas de avaliar. O período delimitado para a pesquisa inicia-se em fins do século XIX com a instalação de laboratórios que visavam estudar a criança no espaço escolar e estende-se até a primeira metade do século XX, com o encerramento das atividades ou com a modificação do estatuto desses mesmos laboratórios, os quais deixaram de ter como foco a educação. Para se evidenciar as mudanças na aritmética, analisamos sob a ótica da História Cultural diferentes fontes documentais, tais como: periódicos, relatórios, atas de reuniões, manuais, livros escolares, dentre tantos outros. A análise das fontes para a pesquisa revelou a constituição de uma aritmética sob medida elaborada de modo a seguir uma ordem psicológica, ajustada à maturidade infantil, em substituição a ordem lógica da própria aritmética. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia científica pt_BR
dc.subject Escola primária pt_BR
dc.subject Testes pedagógicos pt_BR
dc.subject Rendimento escolar pt_BR
dc.title A Aritmética sob medida: a matemática em tempos da pedagogia científica pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Tese_Pinheiro_2017_revisão_final_errata.pdf 3.153Mb PDF Visualizar/Abrir Tese_Pinheiro_final_2018

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar