Identificação e classificação dos itens alimentares de um questionário de consumo alimentar baseado na web por escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental

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Identificação e classificação dos itens alimentares de um questionário de consumo alimentar baseado na web por escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental

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Título: Identificação e classificação dos itens alimentares de um questionário de consumo alimentar baseado na web por escolares do 2º ao 5º ano do ensino fundamental
Autor: Lopes, Clarice Perucchi
Resumo: Verificar o modo como escolares de 7 a 10 anos identificam e classificam os 32 itens alimentares do WebCAAFE em grupos de alimentos semelhantes, em categorias avaliativas ?saudável? e ?não saudável? e em seis refeições, bem como conhecer a percepção dos escolares na identificação de preparações de alimentos da alimentação escolar nos 32 itens alimentares. Estudo exploratório de natureza quantitativa, qualitativa com amostra de conveniência, composta por escolares do 2º ao 5º do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis (SC). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, com uso de roteiros pré-testados e cartões com imagens dos 32 itens alimentares do WebCAAFE, em 2 etapas: 1) Os escolares foram convidados a nomear cada um dos 32 itens alimentares do WebCAAFE, agrupar os itens alimentares em pilhas de alimentos semelhantes e depois rotular cada pilha formada. 2) Os escolares foram convidados a classificar os 32 itens alimentares nas categorias avaliativas ?saudável? e ?não saudável? e nas seis refeições disponíveis no WebCAAFE. O tamanho da amostra nas etapas 1 e 2 do estudo se baseou no tamanho amostral de estudos prévios com metodologia e população semelhante. Os grupos focais foram realizados, com uso de roteiro estruturado previamente pré-testado, com questões que buscaram suscitar a percepção dos escolares na identificação de duas preparações de alimentos ofertadas na escola, nos 32 itens alimentares do WebCAAFE. Nos grupos focais, o tamanho amostral baseou-se no critério de saturação. Os testes t-test student e teste de análise de variância (ANOVA) foram usados para testar diferenças no número de grupos formados por características sociodemográficas. Para identificar os agrupamentos semelhantes dos itens alimentares foi utilizada a análise k-means clustering. Para a análise dos grupos focais foi utilizada a análise de conteúdo. Os escolares (n= 133) formaram em média 9,1 grupos (±2,4; IC95% 8,7; 9,5). Foram identificados 5 clusters de agrupamentos similares. A variação entre os clusters foi de 162473.8. Os clusters resultantes foram rotulados com a nomenclatura utilizada com maior frequência pelos escolares (?frutas, legumes e verduras?, ?leite e derivados?, ?doces?, ?lanches e massas?, ?carnes?). A categoria taxonômica-profissional foi a mais utilizada para nomear os grupos (47,0%). Os itens alimentares marcadores de alimentação não saudável (biscoito recheado, refrigerante, doces, salgadinho de pacote e lanches) foram classificados como não saudáveis por mais de 90% dos escolares.Apenas o item alimentar ?doces? foi classificado como não saudável por 100% das meninas, sendo a diferença entre os sexos estatisticamente significativa (p<0,05). Os escolares de 7 a 8 anos apresentaram menor frequência de classificação dos ovos na categoria alimentos saudáveis (35,7%; p<0,001) e maior frequência de classificação na categoria não saudável (53,6%; p<0,05), em relação aos escolares de 9 a 10 anos. Os escolares classificaram os itens alimentares nas seis refeições de forma consistente, indicando que os escolares possuem conhecimento dos alimentos que compõem tradicionalmente as refeições. Itens identificados com maiores frequências de classificação no almoço foram: arroz (95,0%), legumes (94,0%), verduras (98,0%), feijão (97,0%), carnes (99,0%) e peixe, camarão, frutos do mar (99,0%). Foram conduzidos 9 grupos focais (n=36, com 4 participantes por grupo). Das análises das transcrições surgiram 3 temas: 1) identificação da preparação e dos ingredientes que a compõem; 2) imagens dos itens alimentares do WebCAAFE que representam a preparação; e 3) sugestões sobre imagens dos itens alimentares do WebCAAFE. De forma geral, os escolares indicavam e citavam as imagens já existentes no WebCAAFE para identificar as preparações de alimentos apresentadas e foram literais ao identificar as preparações e seus ingredientes. Os resultados sugerem que as crianças de 7 a 10 anos apresentaram conhecimento e habilidade para relatar as duas preparações de alimentos da alimentação escolar apresentadas nos grupos focais nos 32 itens alimentares do WebCAAFE. As categorias de alimentos e sugestões verificadas neste estudo podem ser testadas no WebCAAFE em pesquisas futuras, para promover alterações nas imagens e no formato, bem como auxiliar no desenvolvimento de ações de educação nutricional para escolares.<br>Abstract : Objectives: To assess how 7 to 10 year-old schoolchildren identify the WebCAAFE 32 food items and classify them in similar food groups, in the "healthy" and "unhealthy" evaluative categories and in six meals, as well as to know the students' identification of food preparations of school feeding in the 32 food items.Methods: Quantitative, qualitative exploratory study with a convenience sample, composed by schoolchildren from 2nd to 5th grade of a public school in Florianópolis (SC). Individual semi-structured interviews were conducted using pre-tested scripts and cards with images of the 32 food items of WebCAAFE, in two stages: 1) The schoolchildren were asked to name each of the 32 food items of the WebCAAFE, to group food items in Stacks of similar foods and then label each stack formed. 2) The schoolchildren were asked to classify the 32 food items in the "healthy" and "unhealthy" evaluative categories and in the six meals available in WebCAAFE. The sample size in steps 1 and 2 of the study was based on the sample size of previous studies with metology and similar population. The focus groups were carried out, using a pre-tested structured script, with questions that sought to elicit the perception of schoolchildren in the identification of food preparations in the 32 food items of WebCAAFE. In the focus groups, the sample size was based on the saturation criterion. Student's t-test and variance analysis (ANOVA) tests were used to test differences in the number of groups formed by sociodemographic characteristics. To identify the clusters of food items, the k-means clustering analysis was used. Content analysis was used to analyze focus groups. Results: The mean number of groups formed was 9,1 (± 2,4). The 28 food items had identification frequencies higher than 80%, according to the identification defined in the questionnaire. Five clusters of similar clusters were identified. The variation among the clusters was 162473.8. The resulting clusters were labeled with the nomenclature most often used by schoolchildren ("fruits, vegetables, milk and dairy products", "sweets", "snacks and pastas", "meats"). The taxonomic-professional category was the most used to name the groups (47,0%). The food items unhealthy food markers (stuffed biscuit, soda, sweets, packet snack and snacks) were rated as unhealthy by more than 90% of schoolchildren. Only the "sweet" food item was classified as unhealthy by 100% of the girls, and the difference between the sexes was statistically significant (p <0,05). Schoolchildren aged 7 to 8 years had a lower frequency of eggclassification in the category of healthy foods (35,7%, p <0,001) and higher frequency of classification in the unhealthy category (53,6%, p <0,05). Schoolchildren classified food items in the six meals consistently, indicating that schoolchildren have knowledge of the food that traditionally makes up the meals. 9 focus groups were conducted (n = 36, with 4 participants per group). From the analysis of the transcriptions, three themes emerged: 1) identification of the preparation and the ingredients that compose it; 2) pictures of the food items of the WebCAAFE representing the preparation; And 3) suggestions on images of food items from WebCAAFE.Conclusions: In general, schoolchildren indicated and quoted the existing WebCAAFE images to identify the food preparations presented. The results suggest that 7 to 10 years schoolchildren have the knowledge and ability to report food preparations of school feeding in WebCAAFE. The categories and suggestions found in this study can be tested in WebCAAFE in future research, to promote changes in the images and in the format, as well as to help nutritional education actions for schoolchildren.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179637
Data: 2016


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