O som ao redor: leituras, memória e ruína

DSpace Repository

A- A A+

O som ao redor: leituras, memória e ruína

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de pt_BR
dc.contributor.author Correa, Laura Josani Andrade pt_BR
dc.date.accessioned 2017-09-05T04:14:29Z
dc.date.available 2017-09-05T04:14:29Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348103 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179002
dc.description Tese (doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da tese é propor modos de leitura para o filme O som ao redor. A análise é realizada a partir das noções de arquivo, tempo e imagem, formando uma teia literária de suporte para pensar a complexidade do filme. Para lançar hipóteses de leitura e interpretação para o filme mapeamos textos filosóficos, sociológicos e poéticos, que se conectam para pensar as relações residuais da casa grande no subúrbio de Recife. Forma-se uma teia de apoio teórico-crítica para pensar a complexidade do filme do qual se seleciona personagens-chave (Bia e Francisco) e figuras imagéticas recorrentes (a grade e a espiral) para nos auxiliar a perceber as passagens e as descontinuidades nos gestos (do antigo ao novo, da manufatura ao industrial) dos tempos (do arcaico ao atual) e dos contextos (regional ao global, das cenas enquadradas às contínuas). No filme estudado, a narrativa se desenvolve pela conexão espiralada dos fatos, assim, percebemos as idas e vindas do tempo, trazendo as transformações na passagem passado/presente na memória de uma açucarocracia, cujo impacto se sente nos dias de hoje.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The objective of this thesis is to propose modes of reading the film O Som ao Redor. The analysis is made having in mind the notions of archive, time and image, in order to form a literary net which allows us to think about the complexity of this film. In order to interpret it we map some philosophical, some sociological and some poetic texts which interconnect so that it is possible to notice the residual relations between the Masters and the Slaves in the suburbs of Recife. A network of both critical and theoretical support is then created to think the film?s complex editing. Key-charcaters (Bia and Francisco) and imagetical figures which are recurrent, respectively, the square and the spiral, help us to perceive the passages and the discontinuities in gestures (from the old one to the new, from manufacture to industrial) difference in times (from the archaic to the present) and contexts (regional/global, square scenes do continuous). In this film, narrative develops itself by the spiraled connections of facts, and thus we can perceive the tos and fros in time, bringing transformations in the bygones of a sugar-cane aristocracy whose impacts are felt today. en
dc.format.extent 215 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema e literatura pt_BR
dc.subject.classification Intertextualidade pt_BR
dc.title O som ao redor: leituras, memória e ruína pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
348103.pdf 4.552Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar