Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem

DSpace Repository

A- A A+

Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Soares, Luiz Felipe Guimarães pt_BR
dc.contributor.author Amboni, Rodrigo pt_BR
dc.date.accessioned 2017-09-05T04:13:37Z
dc.date.available 2017-09-05T04:13:37Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348105 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Seu último longa-metragem, Inland Empire, David Lynch afirma ter realizado sem um roteiro prévio. Durante os quase três anos de filmagens - em períodos intercalados - Lynch filmou fragmentos e cenas sem saber como esses pedaços se conectariam, confiando na intuição e na ideia inicial que fez surgir o desejo de realizar o filme. Partindo desses dados e das leituras de alguns de seus filmes (Eraserhead, Blue Velvet, Lost Highway, Mulholland Dr. e Inland Empire) esta dissertação propõe pensar a montagem para além de um procedimento técnico, ou seja, pensar a montagem como um gesto inerente ao ser humano que, para além da técnica, pode ser sentido como experiência. Essa possibilidade se dá através de um pensamento radical, um pensamento-montagem que interrompe os sentidos e que a todo instante circunda o abismo do impossível, o não-saber. Para realizar esse movimento espiral ao redor do abismo, eu me propus, através de fragmentos, a tecer conceitos que se remetem entre si e que perturbam a estabilidade do saber, causando fissuras no pensamento e deslocando-me para um centro escorregadio e esquivo, indo do conhecido em direção ao desconhecido. Misturadas a essa montagem de conceitos, coloquei em jogo também minhas experiências e as transformações dos meus pensamentos ao longo desse processo. Essa é uma maneira de me colocar à prova: somente em risco, no "paso a través de un peligro" que se dá a ex-periri. pt_BR
dc.format.extent 161 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema e literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema - pt_BR
dc.subject.classification Montagem pt_BR
dc.subject.classification Diretores e produtores de cinema pt_BR
dc.title Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
348105.pdf 35.63Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar