Cooperação internacional e ensino superior brasileiro: um estudo de caso sobre parcerias internacionais no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

DSpace Repository

A- A A+

Cooperação internacional e ensino superior brasileiro: um estudo de caso sobre parcerias internacionais no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Leite, Iara Costa
dc.contributor.author Matos, Marilia Isabela Cardoso
dc.date.accessioned 2017-08-31T14:42:04Z
dc.date.available 2017-08-31T14:42:04Z
dc.date.issued 2017-08-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178827
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. pt_BR
dc.description.abstract O cenário internacional vem mudando frente a globalização, todos os setores da sociedade acabam sendo afetados por este fenômeno. No âmbito das universidades esta mudança faz com que estas se voltem para o mundo num processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) no qual a cooperação internacional aparece como instrumento primordial. Paralelamente, estudos apontam o crescimento da colaboração entre pesquisadores de diferentes países na produção científica incentivado pelo avanço de tecnologias de comunicação. No caso do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC, a cooperação internacional tem atuado desde a construção da estrutura da extinta Escola de Engenharia Industrial (EEI) ao atual Centro Tecnológico (CTC), e há uma extensa lista de parceiros internacionais ao longo de sua trajetória. O objetivo geral foi entender como a cooperação internacional aparece no EMC, e principalmente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC). Para alcançar o nosso objetivo, revisamos as teorias de cooperação internacional, internacionalização do ensino superior e colaboração científica, dentro do contexto de mudanças no cenário internacional nas últimas décadas. Também procuramos entender a atuação da cooperação internacional no ensino superior brasileiro, na UFSC e EMC. Buscamos compreender a estrutura institucional da gestão da cooperação internacional voltada ao ensino superior, tanto a nível nacional, como na UFSC. Através da trajetória do EMC, levantada pelas bibliografias que narram sua história, identificamos a participação da cooperação internacional, e utilizamos a Plataforma Sucupira e a Plataforma Lattes para fazer um mapeamento preliminar das parcerias internacionais do POSMEC. pt_BR
dc.format.extent 76 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Cooperação Internacional; Internacionalização; Departamento de Engenharia Mecânica; pt_BR
dc.title Cooperação internacional e ensino superior brasileiro: um estudo de caso sobre parcerias internacionais no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Monografia da Marilia Matos.pdf 987.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar