Title: | Cenas Urbanas Performance e política nas ruas de Florianópolis |
Author: | Faria, Lígia |
Abstract: |
A escolha da rua como espaço para realização das performances dos grupos ERRO Grupo, Grupo Experiência Trânsito e Corpo (E.T.C.) e Coletivo Urbe, na cidade de Florianópolis, apresenta-se como um modo não-convencional do fazer artístico. O presente trabalho pretende, a partir de uma participação observante (WACQUANT, 2002), investigar e explorar os elementos que compõem as práticas artísticas desses grupos, buscando compreender em que medida tais elementos possuem um sentido político. Desse modo, as questões que guiam esta pesquisa são: Por que fazer da rua um palco? Por que esse espaço é, afinal, importante para os artistas que nele se apresentam? Em que medida esta é uma escolha política? As experiências vivenciadas mostram que tais sentidos políticos se relacionam com lo político (MOUFFE, 2011), isto é, referem-se à escolha estética que, em alguma medida, define esses grupos substantivamente. Essa escolha desdobra-se em aspectos que serão analisados nesta pesquisa, como por exemplo, os lugares em que as performances acontecem; a forma como os grupos se apropriam do mesmo e como isso afeta a performance; as dualidades ator/personagem e ator/espectador; e seus textos dramatúrgicos; elementos estes que, de alguma forma, são desconstruídos nessas experiências. Observamos que, embora apresentem diferenças, as práticas artísticas de tais grupos podem ser compreendidas a partir de um mesmo sentido político, representado por um conjunto de atributos que constituem suas performances. The choice of having the street where the performances take place, as made by the groups ERRO Grupo, Grupo Experiência Trânsito e Corpo (E.T.C.) e Coletivo Urbe, in Florianópolis, is an unconventional way of doing art. The present work intends, from an observant participation (WACQUANT, 2002), to investigate and explore the elements that compose the artistic practices of these groups, trying to understand to what extent these elements have a political meaning. Thus, the questions that guide this research are: Why make the street a stage? Why is this space, after all, important for the artists who present themselves in it? To what extent is this a political choice? Experiences during fieldwork show that these political meanings are related to lo político (MOUFFE, 2011), that is, they refer to the aesthetic choice that, to some extent, defines these groups substantively. This choice unfolds into aspects that will be analyzed in this research, for example, the places in which the performances take place; how the groups appropriate it and how it affects performance; the dualities actor / character and actor / spectator; and their dramaturgical texts; elements that are somehow deconstructed in these experiences. We observe that, although there might be differences among the artistic practices of such groups, they can be understood from the same political sense, represented by a set of attributes that constitute their performances. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178670 |
Date: | 2017-08-25 |
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TCC Lígia Faria.pdf | 13.66Mb |
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