Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)

DSpace Repository

A- A A+

Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bertini, Luciane de Fátima
dc.contributor.author Souza, Andréia Fernandes de
dc.date.accessioned 2017-08-24T13:12:42Z
dc.date.available 2017-08-24T13:12:42Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612
dc.description Souza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais discursos estavam presentes nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino de problemas aritméticos na escola primária. O marco temporal deve-se ao movimento de modernidade pedagógica percebido na disseminação do método intuitivo e no final da década de 1920 com a presença de ideias escolanovistas. Foram escolhidas como fontes as revistas pedagógicas, pois, segundo Catani (1996), elas permitem conhecer os embates do campo educacional bem como analisar quem produzia e quais discursos eram disseminados por meio delas a fim de se tornarem práticas exemplares. Para guiar esta análise, foram utilizados como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia (2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2010), estratégias e táticas por De Certeau (1998). Para tal feito, foram selecionados 165 números de revistas publicadas de 1890 a 1930 em São Paulo e disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética na escola primária; desses, 35 citavam o termo "problemas". Observam-se, no conjunto de artigos, mudanças e permanências nas orientações e nas conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Foi possível observar nos discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Escolanovismo pt_BR
dc.subject Método analítico pt_BR
dc.subject Método intuitivo pt_BR
dc.subject Método sintético pt_BR
dc.subject Revistas pedagógicas pt_BR
dc.title Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
SOUZA,AF_2017_PROBLEMASARITMÉTICOS.pdf 1.425Mb PDF View/Open Problemas Aritméticos

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar