Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930)
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Bertini, Luciane de Fátima |
|
dc.contributor.author |
Souza, Andréia Fernandes de |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-24T13:12:42Z |
|
dc.date.available |
2017-08-24T13:12:42Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Andreia Fernandes de. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930). 2017. 135f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178612 |
|
dc.description |
Souza, Andréia Fernandes de Souza. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) / Andréia Fernandes de Souza. Guarulhos, 2017. 1351 f. Dissertação(Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017. Orientação: Luciane de Fatima Bertini. 1. Problemas aritméticos. 2. Revistas Pedagógicas. 3. Métodos de ensino. I. Luciane de Fatima Bertini. II. Discursos para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais discursos estavam presentes nos artigos publicados nas revistas pedagógicas de São Paulo, no período de 1890 a 1930, que tratavam sobre o ensino de problemas aritméticos na escola primária. O marco temporal deve-se ao movimento de modernidade pedagógica percebido na disseminação do método intuitivo e no final da década de 1920 com a presença de ideias escolanovistas. Foram escolhidas como fontes as revistas pedagógicas, pois, segundo Catani (1996), elas permitem conhecer os embates do campo educacional bem como analisar quem produzia e quais discursos eram disseminados por meio delas a fim de se tornarem práticas exemplares. Para guiar esta análise, foram utilizados como referencial teórico os conceitos de cultura escolar por Julia (2001), de representação e apropriação por Chartier (2002; 2010), estratégias e táticas por De Certeau (1998). Para tal feito, foram selecionados 165 números de revistas publicadas de 1890 a 1930 em São Paulo e disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da UFSC, dos quais 89 artigos discutiam o ensino de aritmética na escola primária; desses, 35 citavam o termo "problemas". Observam-se, no conjunto de artigos, mudanças e permanências nas orientações e nas conceitualizações a respeito do que seriam os problemas aritméticos e como deveriam ser ensinados. Foi possível observar nos discursos cinco tendências: ausência como indício, problemas como sinônimos de exercícios, problemas como símbolo de modernidade pedagógica, aritmética para ensinar problemas, problemas a partir dos centros de interesse. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Escolanovismo |
pt_BR |
dc.subject |
Método analítico |
pt_BR |
dc.subject |
Método intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Método sintético |
pt_BR |
dc.subject |
Revistas pedagógicas |
pt_BR |
dc.title |
Discursos sobre problemas aritméticos (São Paulo, 1890-1930) |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar