PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VISANDO ABORDAR OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CAOS NO ENSINO MÉDIO

DSpace Repository

A- A A+

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VISANDO ABORDAR OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CAOS NO ENSINO MÉDIO

Show full item record

Title: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VISANDO ABORDAR OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CAOS NO ENSINO MÉDIO
Author: Pereira, Francisca
Abstract: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino da Teoria de Caos para turmas de Ensino médio da Educação Básica. O resultado principal do nosso trabalho é um produto educacional destinado a professores de Ensino fundamental que pretendam inovar nas salas de aula apresentando um material multidisciplinar que não é abordado tradicionalmente nas escolas. O nosso produto é constituído por seis atividades e sua versatilidade e tanta que para certas turmas seria possível uma interação mínima do professor, devido ao material é em sua grande maioria são atividades experimentais. São seis atividades constituídas com ferramentas de fácil acesso e manuseio pelos professores e alunos, podendo serem trabalhadas de forma independente ou em conjunto, isso vai depender da maturidade da turma escolhida para trabalhar. A sequência didática se inicia com a identificação dos conceitos prévios dos alunos em relação à Teoria de Caos de um questionário, isso permite ao professor adequar o material à realidade da turma; seguidamente são propostas atividades que vão desde a apresentação de um filme, uma aula expositiva e diversos experimentos, todos eles tendo como fundamento teórico subjacente da Teoria do aprendizado Ausubel.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178271
Date: 2017-03-17


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertacao_Francisca.pdf 3.512Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

  • Aluno [11]
    Dissertações e Produtos educacionais

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar