O Ensino da Física através de analogias com variantes do jogo de Xadrez: Potencializado com Realidade Aumentada

DSpace Repository

A- A A+

O Ensino da Física através de analogias com variantes do jogo de Xadrez: Potencializado com Realidade Aumentada

Show simple item record

dc.contributor.author de Matos, Alexandre
dc.date.accessioned 2017-08-14T13:36:08Z
dc.date.available 2017-08-14T13:36:08Z
dc.date.issued 2017-03-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178270
dc.description.abstract Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. A proposta dessa dissertação é o desenvolvimento de um produto educacional, onde utilizamos variantes do jogo de xadrez como ferramenta para o ensino de conceitos físicos através de analogias com o jogo. Para isso foram criados três variantes jogo de xadrez: “xadrez gravidade”, “xadrez conservação de energia” e “xadrez entropia”. O produto é constituído de um manual descritivo do funcionamento de cada jogo, acompanhado de um recurso para aplicativos de smartphones denominado Realidade Aumentada que possibilita o professor visualizar o material através de animações 3D, permitindo-lhe maior autonomia na exploração do produto. Acompanham o produto, sugestões de atividades e textos de apoio sobre cada conteúdo abordado. O produto educacional foi aplicado para alunos no ensino médio de forma direta pelo autor, e de forma indireta através de professores treinados a partir de um curso preparatório. A avaliação da pesquisa sobre o crescimento conceitual dos alunos em relação aos fenômenos físicos e seu ânimo em aprendê-los foram feitos de forma qualitativamente. O método utilizado para avaliação do produto foi feito através questionários com os alunos, e entrevistas com professores. Esse trabalho apresenta também uma participação na forma de workshop no SLAT Jogos 2016 realizado na UFSC – Campus Araranguá onde o produto foi apresentado na forma de um seminário para um grupo de inscritos. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Física, Analogias, Gravidade, Conservação da Energia, Entropia,Xadrez, Realidade Aumentada. pt_BR
dc.title O Ensino da Física através de analogias com variantes do jogo de Xadrez: Potencializado com Realidade Aumentada pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação_Alexandre_De_Matos (A4)(1).pdf 2.693Mb PDF View/Open Dissertação
Produto_Alexandre_De_Matos (A4)(1).pdf 2.024Mb PDF View/Open Produto Educacional

This item appears in the following Collection(s)

  • Aluno [11]
    Dissertações e Produtos educacionais

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar