A construção de vídeos para o ensino de Física: resolução de problemas com base na modelização

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A construção de vídeos para o ensino de Física: resolução de problemas com base na modelização

Mostrar registro completo

Título: A construção de vídeos para o ensino de Física: resolução de problemas com base na modelização
Autor: Batista, Flaverson Messias
Resumo: RESUMO Esse trabalho se propôs a realizar a construção de três vídeos para estudantes de física do ensino médio, que abordam a travessia de pedestres em rodovias. O primeiro fez um levantamento de variáveis gerais que influenciam nessa travessia, e apresenta um recorte elencando algumas variáveis físicas. O segundo vídeo apresenta o uso de um simulador para fazer uma análise gráfica da cinemática envolvida no problema da travessia de um pedestre, utilizando hipóteses para mesma. E o terceiro vídeo fez uma análise mecânica se utilizando da álgebra sobre essa travessia, buscando então, através de argumentos físicos, conscientizar os alunos para a utilização de passarelas. Esse trabalho foi feito para se contrapor à prática de resolução de exercícios já modelizados com pouco significado para os alunos e distante da realidade vivenciada. Ele se baseou nas reflexões de Gil-Pérez et. al (1992) sobre resolução de problemas e na utilização da matemática pelo seu caráter estruturante do pensamento, segundo Pietrocola (2002). Eles foram disponibilizados em uma plataforma de distribuição digital de vídeos (You Tube), que os alunos têm acesso e já estão acostumados a utilizar. Apresenta-se, com base nessa fundamentação teórica, a produção dos roteiros e detalhes sobre a produção dos vídeos, e sugestões de utilização em aulas de Física do Ensino Médio. Palavras – Chaves: Vídeos; Cinemática; Resolução de Problemas.ABSTRACT This work has proposed the construction of three videos for high school physics students, which approach pedestrian crossings on highways. The first one made a survey of general variables that influence this crossing, and presents a clipping listing some physical variables. The second video presents the use of a simulator to make a graphical analysis of the kinematics involved in the problem of crossing a pedestrian, using hypotheses for it. And the third video made a mechanical analysis if using algebra on this crossing, seeking then, through physical arguments, to make students aware of the use of walkways. This work was done to counteract the practice of solving exercises already modeled with little meaning for the students and distant from the reality experienced. He relied on the reflections of Gil-Pérez et. al. (1992) on problem solving and the use of mathematics for its structuring character of thought, according to Pietrocola (2002). They were made available on a digital video distribution platform (You Tube), which students have access to and are already accustomed to using. Based on this theoretical basis, the production of the scripts and details on the production of the videos, and suggestions of use in classes of Physics of the Secondary School are presented. Keywords: Videos; Kinematics; Problems resolution
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178255
Data: 2017-08-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
tcc versão Final 11.08.pdf 1.152Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar