O estudo da quantidade de movimento dentro de uma perspectiva investigativa: mudança no enunciado de problemas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O estudo da quantidade de movimento dentro de uma perspectiva investigativa: mudança no enunciado de problemas

Mostrar registro completo

Título: O estudo da quantidade de movimento dentro de uma perspectiva investigativa: mudança no enunciado de problemas
Autor: Rosa, Gislena Maria Duarte
Resumo: RESUMO Não é de hoje que o ensino de física procura maneiras de aproximar a sala de aula com a realidade dos estudantes. O motivo dessa busca consiste na importância que é aprender ciências de maneira mais próxima à realidade dos cientistas, buscando resolver questões diárias que podem vir a se tornar uma grande teoria. Porém, no ensino expositivo os estudantes acabam por não conseguirem criar uma identificação com a verdadeira ciência, aquela que está presente em nossa casa, na medicina, na tecnologia, em tudo ao nosso redor, tornando as aulas de ciências por vezes desmotivadoras e sem significado. Como parte desta busca, será apresentado neste trabalho uma proposta prática de adaptar os materiais didáticos tradicionais, em problemas que podem ser frequentes na vida dos alunos, tomando assim o papel de incentivar e principalmente mostrar o verdadeiro valor de aprender ciências, que é facilitar a nossa vida de maneira autentica através da resolução de problemas reais, e com o tempo impactar positivamente em nossa sociedade. Essa adaptação será apresentada dentro de uma perspectiva investigativa, aplicado ao conteúdo de quantidade de movimento e a principal característica é aproximar a sala de aula da realidade dos cientistas e que eles participem do processo de aprendizagem de maneira ativa, deixando de lado as aplicações de fórmulas sem significado, desenvolvendo um raciocínio científico, para que crie uma coerência entre os dados e informações fornecidas pelo problema proposto, abandonando a maneira passiva de aprender do ensino tradicional e torna o aluno atuante no processo, desenvolvendo as verdadeiras habilidades que contribuem para a formação cidadã. Palavras-chave: Ensino de Física por Investigação 1. Problematização 2. Facilitador do Processo de Construção do Conhecimento 3. Adaptação de Enunciados de Livros Didáticos 4.ABSTRACT Since many times physics teaching methods are seeking alternatives to reduce the distance between the classroom subjects and the student’s reality. The meaning of this seeking is how much important is to learn science as much closer of the scients reality, searching for solutions for day-bay-day life questions that perhaps can be developed in a great theory. However, in the classical teaching method, the students normally are not able to create a link with the real science itself, the science that is present in our houses, in the medicine, on technologies and everything around us. And this incapability to create the right links, for many times makes the science classes unattractive, de-motivating and without clear meanings for the student. As part of this seeking, this work shows a practical and consistent proposal to adapt the traditional didactic materials into questions and problems that can be more frequent observed in the students day life, getting the finality of stimulate and more importantly, to show the true value of to learn science, that is to make our lives easier thought real life problems resolution and in time, makes good impact in our society. The adaptions created here, will be presented under an investigative perspective applied to the Movement Quantity Studies content and the main characteristic is to approximate the classroom didactics to the scients reality, and make the students to participate of the learning process in an active way, leaving away the equations aplication without meaning, developing the scientific way of think to create coherence between the data and information from the proposed problem. In this way, also turning the students into active figures in order to be possible to develop true abilities that contribute for a responsible citizen formation. Keywords: Physics teaching by investigation methodology 1. Problematization 2. Facilitator of the process of knowledge construction 3. Adaptation of Didactic books’ questions 4.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178254
Data: 2017-08-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Gislena_A4_com_capa.pdf 981.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar