Histórico e percepção da disciplina Vivência em Agricultura Familiar na formação de 1 profissionais de Ciências agrárias

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Histórico e percepção da disciplina Vivência em Agricultura Familiar na formação de 1 profissionais de Ciências agrárias

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Título: Histórico e percepção da disciplina Vivência em Agricultura Familiar na formação de 1 profissionais de Ciências agrárias
Autor: Penaforte, Lucas
Resumo: A Vivência em Agricultura Familiar (VAF) é uma disciplina presente nos currículos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em ambos os cursos ela ocorre na 4º fase, na transição entre as disciplinas básicas e profissionalizantes. O estudante tem a oportunidade de compreender a realidade da agricultura familiar, conhecendo todos os aspectos sócios técnicos da propriedade. O objetivo do trabalho é apresentar o histórico e analisar as percepções de estudantes e professores sobre a VAF na formação profissional e na vida pessoal dos estudantes de agronomia e zootecnia. A pesquisa aconteceu no âmbito dos laboratórios da UFSC denominados Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE) e Laboratório da Agricultura Familiar (LAF) no período de maio de 2016 a 26 junho de 2017 com a aplicação de questionários físicos e entrevistas semiestruturadas previamente definidas realizadas junto a estudantes da graduação, tanto da Agronomia,quanto da Zootecnia e professores. Os resultados foram apresentados em 4 segmentos: 1) Importância da VAF no currículo dos cursos de Agronomia e Zootecnia; 2) Expectativa e receios dos estudantes em cursar a VAF; 3) Importância da VAF na formação profissional; 4) VAF na vida pessoal dos estudantes e egressos.The Experiency in a Family agriculture is a subject present in the curriculum of the agronomy and zootechnology courses of UFSC. In both courses it ocours in the 4th phase, in the intermediate phase of the course between the basic and vocacional subjcts. The student has a opportunity to understand the reality of family agriculture, knowing all the social-technical aspects of the property. The objective of this work is to present the history and analyze the perceptions of students and teachers about VAF in the professional training and in the personal life of the students of agronomy and zootechnics. The research was conducted in the laboratories of the UFSC called the Laboratory of Agricultural Multifunctionality and Territory (LEMATE) and Laboratory of Family Agriculture (LAF) from May 2016 to June 2017 with the preparation of physical questionnaires and semi-structured interviews previously defined with undergraduate students from both Agronomy and zootechnology and professors. The results were presented in 4 segments: 1) Importance of VAF in the curriculum of Agronomy and Zootechnology; 2) Expectations and fears of students in attending VAF; 3) Importance of VAF in professional life; 4) VAF in the personal life of students and graduates.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178249
Data: 2017-08-11


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