Sistema para o transporte público urbano baseado no conceito de smart city
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Alexandre Leopoldo |
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dc.contributor.author |
Soares, Rodrigo Caetano |
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dc.contributor.author |
Medeiros, William Mesquita de |
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dc.date.accessioned |
2017-08-07T23:21:27Z |
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dc.date.available |
2017-08-07T23:21:27Z |
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dc.date.issued |
2017-08-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178080 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Devido ao processo de urbanização, a população das grandes cidades cresce a cada ano. Paralelo a isso, também cresce o desafio de manter os cidadãos dessas cidades satisfeitos com os serviços públicos. Um dos serviços que mais sofrem com o aumento populacional das cidades é o transporte público. Parte considerável da população nas grandes cidades depende do transporte público para trabalhar, fazendo com que este seja um dos serviços mais críticos. Para resolver este problema, a qualidade do serviço deve ser melhorada ao ponto de as pessoas ficarem satisfeitas ao utilizá-lo. Neste contexto, o conceito de uma Smart City visa promover satisfação e bem-estar às pessoas. Utilizando o paradigma da Internet das Coisas, a função de uma Smart City reside na entrega de serviços públicos mais inteligentes para seus cidadãos. Um dos componentes de uma Smart City é o Smart Mobility, que foca na satisfação da pessoa com o transporte público da cidade. Baseado nesses conceitos foi desenvolvido neste trabalho um protótipo de um sistema que utiliza sensores sem fio disponíveis em paradas de ônibus e no próprio ônibus para fazer o cálculo de tempo entre paradas, proporcionando aos usuários uma estimativa em tempo real entre uma parada inicial e uma parada final. Os valores dos tempos calculados ficam disponíveis para outros usuários em tempo real, possibilitando a obtenção de uma média de determinada rota. Além disso, os sensores foram utilizados para detectar a presença do usuário e enviar notificações sobre informações de uma determinada parada e horários das linhas de ônibus. Pode-se concluir que os resultados obtidos com este trabalho foram adequados, tanto no cálculo dos tempos médios quando nas notificações aos usuários sobre paradas, horários e rotas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
94 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Smart City |
pt_BR |
dc.subject |
Internet das Coisas |
pt_BR |
dc.subject |
Bluetooth Low Energy |
pt_BR |
dc.subject |
Beacon |
pt_BR |
dc.title |
Sistema para o transporte público urbano baseado no conceito de smart city |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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