Sistema para o transporte público urbano baseado no conceito de smart city

DSpace Repository

A- A A+

Sistema para o transporte público urbano baseado no conceito de smart city

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Alexandre Leopoldo
dc.contributor.author Soares, Rodrigo Caetano
dc.contributor.author Medeiros, William Mesquita de
dc.date.accessioned 2017-08-07T23:21:27Z
dc.date.available 2017-08-07T23:21:27Z
dc.date.issued 2017-08-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178080
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract Devido ao processo de urbanização, a população das grandes cidades cresce a cada ano. Paralelo a isso, também cresce o desafio de manter os cidadãos dessas cidades satisfeitos com os serviços públicos. Um dos serviços que mais sofrem com o aumento populacional das cidades é o transporte público. Parte considerável da população nas grandes cidades depende do transporte público para trabalhar, fazendo com que este seja um dos serviços mais críticos. Para resolver este problema, a qualidade do serviço deve ser melhorada ao ponto de as pessoas ficarem satisfeitas ao utilizá-lo. Neste contexto, o conceito de uma Smart City visa promover satisfação e bem-estar às pessoas. Utilizando o paradigma da Internet das Coisas, a função de uma Smart City reside na entrega de serviços públicos mais inteligentes para seus cidadãos. Um dos componentes de uma Smart City é o Smart Mobility, que foca na satisfação da pessoa com o transporte público da cidade. Baseado nesses conceitos foi desenvolvido neste trabalho um protótipo de um sistema que utiliza sensores sem fio disponíveis em paradas de ônibus e no próprio ônibus para fazer o cálculo de tempo entre paradas, proporcionando aos usuários uma estimativa em tempo real entre uma parada inicial e uma parada final. Os valores dos tempos calculados ficam disponíveis para outros usuários em tempo real, possibilitando a obtenção de uma média de determinada rota. Além disso, os sensores foram utilizados para detectar a presença do usuário e enviar notificações sobre informações de uma determinada parada e horários das linhas de ônibus. Pode-se concluir que os resultados obtidos com este trabalho foram adequados, tanto no cálculo dos tempos médios quando nas notificações aos usuários sobre paradas, horários e rotas. pt_BR
dc.format.extent 94 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Smart City pt_BR
dc.subject Internet das Coisas pt_BR
dc.subject Bluetooth Low Energy pt_BR
dc.subject Beacon pt_BR
dc.title Sistema para o transporte público urbano baseado no conceito de smart city pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC-Final.pdf 1.949Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar