Teoria do Se-movimentar Humano: aproximações com experiências do Grupo de Estudos Independente da Educação Física na Educação Infantil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Teoria do Se-movimentar Humano: aproximações com experiências do Grupo de Estudos Independente da Educação Física na Educação Infantil

Mostrar registro completo

Título: Teoria do Se-movimentar Humano: aproximações com experiências do Grupo de Estudos Independente da Educação Física na Educação Infantil
Autor: Coelho, Renata Machado
Resumo: O estudo teve como objetivo identificar algumas dinâmicas internas do Grupo de Estudos Independente de Educação Física na Educação Infantil de Florianópolis e sua aproximação com as novas orientações didático-pedagógicas críticas da educação física escolar brasileira. Destacamos aspectos da prática pedagógica na educação infantil relacionando-os com o modelo de organização curricular sugerido em documentos internacionais e locais que envolvem Campos de Experiência e Campo Existencial. Seguimos o caminho de conhecimentos da fenomenologia, utilizando uma abordagem descritivo-exploratória e para a coleta de dados realizamos o método de grupo focal. A dinâmica possibilitou relacionarmos a compreensão dos educadores com o referencial teórico da pesquisa. A partir disso buscamos contribuições para reflexão e intervenção pedagógica a partir da Teoria do Se-movimentar Humano. Sugerimos indicações para redimensionar e aprofundar o tempo pedagógico e a avaliação descritiva, com base na aprendizagem fenomenológica que pretende contribuir ressignificando o ensino pela intenção.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177958
Data: 2016-11-30


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Renata Coelho.pdf 1.237Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar